Quinta de São Pedro de Vir a Corça: um segredo bonito da antiga vila de Monsanto

A 100 metros da mística Capela de S. Pedro de Vir-a-Corça, quando parece que a estrada termina, encontra-se a entrada para este local recatado e belo que quase parece mágico e que dá pelo nome de Quinta de S. Pedro de Vir-a-Corça.

Quinta de São Pedro de Vir a Corça
Quinta de São Pedro de Vir a Corça: um segredo bonito da antiga vila de Monsanto - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A Quinta de São Pedro de Vir a Corça, um local recatado e belo que quase parece mágico, encontra-se a apenas seis quilómetros da Aldeia Histórica de Monsanto, perto da aldeia do Carroqueiro, a 100 metros da mística Capela de S. Pedro de Vir-a-Corça. Um pequeno paraíso, onde reina o silêncio e a tranquilidade.

Num final de tarde de verão, sentamo-nos no jardim, à conversa com a Dulce e com o José e ficámos a saber que a Quinta de S. Pedro de Vir-a-Corça, nasceu do sonho deste casal, de voltar às suas raízes. Empresários em Lisboa, com quatro filhos, decidiram deixar a correria da vida da capital e rumaram à Beira.

Já conheciam o espaço, propriedade de um ainda familiar de Dulce. Puseram mãos à obra, reabilitaram as casas de granito que já existiam, o forno a lenha, a fonte de onde brota uma água fresca e límpida, que dizem ter propriedades especiais, criaram uma horta biológica, trataram do pomar, e assim nasceu a nova Quinta de S. Pedro de Vir-a-Corça.

Na tranquilidade daquele jardim frondoso percebemos que aquele alojamento é um espaço com alma e identidade, imerso em Natureza e património histórico. Isso foi-nos confirmado pela Dulce que acrescentou: “Somos um refúgio idílico, romântico, mágico e sensorial que proporciona experiências autênticas numa envolvência de conforto, paz e respeito pela biodiversidade e pelo processo de melhoria da vida na Terra”.

O alojamento da Quinta de S. Pedro de Vir-a-Corça, é composto por três casinhas, assim definidas pela proprietária:

A Casa do Meio era a casinha do burro da quinta. Manteve a traça original, com um piso apenas e a construção em pedra visível. A casa tem uma cama de casal, de onde se podem ver as estrelas ao deitar, um sofá grande e cómodo e casa de banho.

A Casa do Pombal era, tal como diz o nome, o pombal da quinta, onde são ainda visíveis os nichos onde estavam os ninhos. A casa tem, no andar de cima, uma sala de estar com sofá-cama. No andar de baixo está o quarto de casal e a casa de banho.

A Casa do Forno é assim chamada por ter encostado ao seu exterior um forno a lenha centenário, onde ainda se cozinham deliciosas comidas, pão e pizzas. No andar de baixo tem uma salinha de estar confortável com sofá-cama. Na mezzanine está a cama de casal, da qual se podem ver as estrelas e o luar.

Para melhor se descansar e estar em contacto com a natureza, nenhuma das casas tem televisão, nem Wi-Fi. Mas na casa principal, os hóspedes podem usufruir de todas essas tecnologias.

“Queremos ser uma referência de alojamento de Natureza, um destino por si só que convida a permanecer alguns dias em qualquer momento do ano, para se conectar verdadeiramente com a singularidade e autenticidade deste lugar” diz a Dulce enquanto o José demonstra o seu acordo, acenando com a cabeça.

Os dias em São Pedro de Vir-a-Corça são longos e tranquilos. A Calçada Romana leva-nos dos portões de São Pedro de Vir-a-Corça até à antiquíssima Aldeia de Monsanto. Uma caminhada feita de belíssimas paisagens e de história. A privacidade, as árvores centenárias, o som da água doce em cascatas, o silêncio e as estrelas à noite, tornarão a sua visita inesquecível.

Em redor, algumas das aldeias e vilas mais bonitas da Beira Interior. Medelim conhecida pela ‘aldeia dos balcões’, Penha Garcia, com a sua belíssima ‘Praia do Pego’, ou Proença a Velha, com o seu núcleo histórico.

Voltando á quinta, os hóspedes podem colher frutos no pomar, caminhar por entre árvores centenárias ou então apenas deixar-se embalar pelo silencio.

Os pequenos-almoços, são preparados com produtos 100% biológicos, e com pão cozido no forno a lenha. Também os frutos são do pomar da quinta.

Há algum tempo, que o chef Leandro e Rita fazem parte do elenco deste alojamento local. Leandro (paraguaio) e Rita (portuguesa) depois de correrem mundo, decidiram fixar-se na região, para dar qualidade de vida ao bebé que, entretanto, nasceu.

Com o Chef Leandro, na cozinha, mediante marcação, também se pode almoçar e jantar na quinta. Refeições deliciosas, a maior parte delas cozinhadas no forno a lenha, com produtos da horta ou de produtores locais.  A Rita para além de ser responsável pela animação, também trata da horta e do pomar, ou não fosse ela especialista em plantas.

Muito mais haveria para dizer, mas o melhor é deixar-vos descobrir o que a Quinta de São Pedro de Vir-a-Corça, tem para vos mostrar. A simplicidade e amabilidade da Dulce e do José cujos valores mais importantes são o respeito pelo bem-estar e felicidade de todos os que os rodeiam e a divulgação de práticas exemplares de proteção do ambiente e do património histórico e cultural, vão certamente encantar-vos.

Sozinhos, a dois, em família ou com amigos, este é um espaço repleto de boas energias, e ambiente saudável, para passar algum tempo, longe da bulício citadino.

Artigos relacionados:

Interior do país – Chegou o Tempo