Nova colheita do Soalheiro chegou e apresenta três novidades

A nova colheita do Soalheiro Clássico, traz consigo três novidades: o Mosto Flor 2021, o Pé Franco 2020 e o Revirado 2020

nova colheita Soalheiro
Nova colheita do Soalheiro chegou e apresenta três novidades - ®DR

Chegou a nova colheita do Soalheiro Clássico, o Alvarinho que nasceu há 40 anos da paixão pela vinha e da profunda vontade de inovar e valorizar o território. De grande elegância e frescura aromática, sabor intenso e um extraordinário potencial de evolução em garrafa, o Soalheiro reforça, com a colheita de 2022, o seu perfil fiel, versátil e intemporal.

O ano de 2022 foi marcado por temperaturas muito altas e escassez de água, mas a diversidade do território do Soalheiro – as diferentes parcelas, idade das vinhas, solos e altitudes – permitiu garantir a qualidade e equilíbrio deste clássico de Monção e Melgaço. O Soalheiro Alvarinho, mais conhecido como Soalheiro Clássico, distingue-se pelo seu aroma fresco e elegante, revelando a invulgar complexidade da casta Alvarinho, com intensas notas tropicais e minerais, e uma especial longevidade em garrafa. 

Este clássico, marco da origem e história do projeto, mantém a sua consistência e identidade e assume-se como símbolo inspirador da atitude determinada e inovadora que esteve na génese, e prevalece, no Soalheiro.  Assim, a nova colheita do Soalheiro ‘o Clássico’ de 2022 vem acompanhado com três novidades provenientes da ‘Cave da Inovação’ do Soalheiro, partilhando um denominador comum: a casta Alvarinho e a máxima de amplificar na adega o que o território oferece. 

Mosto Flor 2021, feito a partir das gotas que escorrem naturalmente das uvas de Alvarinho antes da primeira prensagem, também referido como mosto lágrima. Vinho que mostra bem uma das dimensões da casta Alvarinho, o seu cariz aromático e acidez marcante.

Pé Franco 2020, produzido a partir de videiras sem enxertia e com 10 anos de idade, plantadas em solos de perfil mais arenoso. Um vinho que apresenta um aroma floral e intenso, em parte devido à fermentação com as películas, diferente do caráter clássico da casta Alvarinho.

Revirado 2020, que nasce a 400m de altitude. Este Alvarinho fermentou em barricas spin, com sedimentos provenientes de altitude, seguindo um processo que envolve a rotação das barricas em movimentos regulares. O resultado é um vinho singular e envolvente, com um perfil complexo e marcadamente mineral.

Muitas coisas mudaram ao longo destes 40 anos, mas o nosso espírito criativo, curioso e exigente continuará sempre alimentar a nossa atitude, a sustentar a qualidade e consistência do que aqui criamos e a inspirar o projecto Soalheiro a valorizar o território”, refere Luís Cerdeira, responsável de enologia do Soalheiro. “A busca constante de conhecimento e de vinhos que exprimam a riqueza que o território nos oferece, permanecerá e é com esse conhecimento e engenho que os clássicos se fortalecem e se tornam intemporais”.

aNOTÍCIA.pt