No Soão, celebra-se o Holi, o Festival do Amor

No Soão, celebra-se o Holi, por vezes também chamado Festival do Amor, um dos festivais mais respeitados e celebrados da Índia.

Soão Holi festival amor
No Soão, celebra-se o Holi, por vezes também chamado Festival do Amor, um dos festivais mais respeitados e celebrados da Índia - ®DR

No Soão, um espaço inspirado nas clássicas Tabernas Asiáticas, vivem-se experiências verdadeiramente únicas, como a celebração do Holi ou Festival do Amor, um dos festivais mais respeitados e celebrados da Índia.

Holi é considerado um dos festivais mais respeitados e celebrados da Índia é comemorado em quase todas as partes do país. Às vezes também chamado de festival do amor, pois neste dia as pessoas unem-se, esquecendo todos os ressentimentos e todos os tipos de sentimentos maus entre si.

O grande festival indiano dura um dia e uma noite, que começa na noite de purnima ou no dia da lua cheia no mês de falgun. É celebrado com o nome de holika dahan ou choti holi na primeira noite do festival e no dia seguinte é chamado de holi.

O holi festival ou festival das cores é sem dúvida a festa mais colorida de toda India! Anuncia a chegada da primavera e o fim do inverno, simbolizando a vitória do bem sobre o mal.

Para celebrar esta data o Holi ou festival do amor, o chef João Francisco, que lidera a cozinha do Soão, preparou um menu especial que estará́ disponível de 7 a 8 de março, aos almoços e jantares.

Ao menu pode ainda acrescentar o cocktail especial mathura. Um cocktail especial criado por Henrique Fonseca, head Bartender do Soão, composto por Gin ophir, lapsang syrup, sumo de lima e espuma de manga, sumo laranja e togarashi. O toque final são filamentos de pimenta vermelha para um spice things up.

Pratos do menu

Pani puri street food

É comum encontrarmos pani puri nas ruas da índia, é o perfeito street food snack. Consiste num puri oco redondo (um pão achatado crocante frito), recheado com uma mistura de água aromatizada (conhecida como imli pani), chutney de tamarindo, pimenta em pó, chaat masala, puré̂ de batata, cebola ou grão-de-bico

Keema samosa: A nossa bem conhecida chamuça.

Samosa

Podemos pensar que as samosas /chamuças são apenas um prato humilde de street food. Mas são muito mais que isso. Atualmente a samosa representa a Índia em qualquer canto do mundo.

Keema

É um método habitual de envolver carnes moídas, como carneiro, com vegetais como ervilhas e batatas, bem como uma mistura de especiarias indianas características chamadas garam masala, criando um sabor que é amplamente conhecido como curry.

A versão do Chef João Francisco, respeita a tradicional keema samosa com cabra, caril, chutney de manga e raita (molho de iogurte e menta)

Biryani de frango

Biryani, o prato de arroz indiano que é paixão nacional

O método de preparo é considerado por muitos uma arte da culinária indiana. O biryani pode fazer parte do menu de um casamento ou evento especial, como faz parte do dia a dia das famílias, do menu do restaurante mais hippie, assim como do restaurante mais modesto. Esta versatilidade dá ao prato uma riqueza imensa.

Biryani é derivado da palavra birian que significa “frito antes de cozinhar”. Para além da técnica, as especiarias ganham um papel critico e determinante na preparação deste prato.

Aloo gobi curry

Originário do punjab, aloo gobi é um prato tradicional indiano. É a opção vegetariana do menu. Cheia de sabor e propriedades regenerativas e preventivas, tem na base curcuma e gengibre. É uma das principais razões pelo qual o aloo gobi é tão amado no seio das famílias indianas, “nutre o corpo e a alma”.

Payesh

Um prato florido de mitos e lendas, e quase nenhuma festa no país se celebra sem ele. A mistura de leite, arroz/trigo/lentilhas e açúcar aromatizado com várias frutas secas e nozes, traz riqueza, sabor e herança no final de cada refeição.

aNOTÍCIA.pt