Sea Me Next Door: O peixe português com sabor e saberes do Chef Elísio Bernardes

No Sea Me Next Door, o peixe é português e o saber do nortenho Chef Elísio Bernardes faz realçar todos os seus sabores

Next Door Elísio Bernardes
Sea Me Next Door: O peixe português com sabor e saberes do Chef Elísio Bernardes - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O Sea Me Next Door é o mais recente restaurante do grupo Sea Me que tem como foco principal o peixe, embora apresentado com uma nova roupagem, mas com todo o sabor bem português. A inspiração e os saberes são do chef Elísio Bernardes, que lidera a cozinha do Next Door.

Situado na Rua do Loreto, muito perto do Largo do Camões o Next Door, chefiado por Elísio Bernardes, tem um ambiente informal, mas muito acolhedor. Há lugares ao balcão, próximos das vitrines com ostras e outros mariscos que chegam de várias zonas do país. As mesas altas compridas, com os bancos que as acompanham, permitem um convívio entre grupos de amigos ou famílias.

O projeto foi assinado pelo arquiteto Ricardo Antunes, o mesmo que desenhou o espaço do Sea Me. Nas paredes há azulejos a imitar escamas de peixes, candeeiros com redes de pesca, boias e madeiras de barcos, que nos remetem para um ambiente marítimo.

Com base naquilo que o mar oferece, o Sea Me Next Door apresenta uma carta com grande cunho português, mas sempre com inspiração asiática. “Dentro do conceito de peixe, temos o melhor, que é o peixe português. Depois temos a experiência, o nosso saber e o nosso toque pessoal que lhe vai dar todo o sabor que queremos transmitir aos nossos clientes”, revela Elísio Bernardes, acrescentando  “depois é ir buscar a história, ir buscar aquilo que fazemos muito bem, e os portugueses fazem muita coisa bem feita, como nós achamos que tem de ser, com o que nos identificamos”

Assim o comprovámos com o menu ‘fora da caixa’, que nos foi sugerido pelo Chef. Começamos com um dos ex-libris da casa, o famoso nigiri de sardinha assada, e fomos transportados para a Lisboa dos Santos Populares, mas sempre com um toque asiático pelo meio: o lombo de sardinha, perfeitamente braseado, combina o sabor do peixe assado com o tradicional sabor do arroz do nigiri.

Seguiu-se o gunkan de robalo e vieiras, o hotdog de polvo, com um polvo tenro, ligeiramente picante, em pão fofo com um toque adocicado. As surpresas sucediam-se e eis se não quando, surge a bola de berlim de carabineiro [?!!] simplesmente deliciosa com uma combinação muito equilibrada entre o doce e o salgado. Ainda não refeitos da agradável surpresa, é-nos servida a bomboca de choco, que junta a tradicional bomboca numa experiência única, e muito estaladiça com o choco. Seguiu-se  a tradicional cabeça de xara, (uma receita alentejana confeccionada com carne da cabeça do carneiro), que o Chef, transformou num prato feito com peixe da cabeça de corvina. No meio de tantas iguarias não nos podemos esquecer de salientar os peixinhos (ligueirão), que não são da Horta e a ótima mousse de chocolate com ginjinha que rematou a refeição.

A combinar com a carta, o Next Door, conta ainda com uma linha vínica, com assinatura Sea Me que inclui um rosé da zona do Tejo, um espumante que é o lote do Douro e Bairrada e o tinto alentejano.

“A ideia aqui é estarmos abertos all day long. Dá para vir para um almoço rápido, almoços tardios, vir ao final do dia beber um cocktail e comer petiscos. Sozinhos ou em grupo o ambiente é sempre de boa disposição.” refere o Elísio Bernardes o Chef do Next Door.

Sobre o Chef Elísio Bernardes

Com origens na freguesia de São João de Ver, em Santa Maria da Feira, e um início de formação profissional na Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira, o chef Elísio Bernardes tem revelado um percurso profissional de destaque a nível nacional e internacional, tendo sido distinguido, em 2021, com o título honorário “The Ambassadors of Taste for the Global Gastronomy®” Gold Medal 2021, título que viria a renovar em 2022.

Este importante prémio internacional, um dos mais conceituados ligados à gastronomia, vem reconhecer o contributo deste jovem chef na valorização da gastronomia regional e das receitas tradicionais portuguesas, assim como o seu papel ativo em causas sociais e desustentabilidade ambiental.

As fortes ligações às suas raízes levaram-no a contribuir ativamente no processo de candidatura de Santa Maria da Feira à UNESCO que culminou com a designação de membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área da Gastronomia.

A juntar a todos os desafios, criou recentemente a sua marca pessoal e serviços de high
performance food consulting – consultoria alimentar personalizada para atletas de alto
rendimento.

A partir de julho de 2022, Elísio Bernardes assumiu o lugar de chef executivo do SeaMe
Group, sendo responsável pelo Sea Me – Peixaria Moderna e Sea Me Next Door (aberto no
último trimestre de 2022), em Lisboa. Paralelamente, o Chef Elísio Bernardes foi convidado
pelo Sporting Club de Portugal a desempenhar a função de Chef de Cozinha de alto
Rendimento, dando assim continuidade ao trabalho desenvolvido em Braga, mas agora com
outras “cores”.

Sobre o Sea Me Group

Seame Group surge em 2010, tendo como objetivo a criação de projetos diferenciadores e disruptivos, apostando na inovação, especialização e com foco na matéria-prima. Mas para que um negócio possa crescer e ter sucesso, é preciso que tenha mentes criativas e inquietas a sustentá-lo, e o Seame Group tem: António Querido, Rui Gaspar e João Rebelo Vaz.

Atualmente contam com quatro marcas e quatro posicionamentos distintos, correspondentes a cinco experiências únicas e diferenciadas, perfazendo um volume de negócios de cerca de 12 milhões de euros por ano.

O portfólio de marcas é composto por:

  • SEA ME – conceito de peixe em fine-dinning
  • O PREGO DA PEIXARIA – conceito de pregos e hambúrgueres de peixe em smart casual dinning
  • SOÃO – projecto dedicado à gastronomia asiática em fine-dinning
  • SEA ME NEXT DOOR – acompanha a paixão pelo mar do Sea Me – Peixaria Moderna. Frescura, emoção e irreverência dão o mote tanto ao espaço, ambiente como à gastronomia.

aNOTÍCIA.pt