Wine Concept sugere vinhos para harmonizar na perfeição com pratos tradicionais da gastronomia portuguesa

A Wine Concept, reuniu algumas sugestões de vinhos perfeitos para harmonizar com algumas das receitas tradicionais da nossa gastronomia.

Wine Concept vinhos gastronomia
Wine Concept sugere vinhos para harmonizar na perfeição com pratos tradicionais da gastronomia portuguesa - ®DR

Para cada prato – seja ele salgado ou doce -, há vinhos que harmonizam na perfeição. A Wine Concept reuniu algumas sugestões de vinhos a condizer, com pratos tradicionais da variada gastronomia portuguesa.

De Norte a Sul do país são muitas as regiões com pratos tradicionais que onde não falta o cabrito ou borrego, leitão, chanfana, bacalhau, iguarias que reunem familias e amigos à volta de uma mesa.

Há regiões onde o Bacalhau é rei. Um peixe com textura e untuosidade que acompanha bem com um branco com volume de boca e alguma madeira e a sugestão vínica recai num Quinta do Pinto Grande Escolha Branco. Vinho cremoso que apresenta aromas de pera e nectarinas, flores brancas e baunilha. Um vinho que não necessita estar gelado porque ganha expressão quando é bebido num copo um pouco mais largo. Ideal para ocasiões especiais e para momentos únicos.

Viajamos para outras paragens e sabores e trazemos para o prato o Leitão Assado, típico em muitas mesas nacionais. E, para esta iguaria tão apreciada sugere-se uma opção mais clássica, mas fora da tradicional região da Bairrada: o espumante Vidigal “Bailado” Chardonnay, da região de Lisboa. Um espumante gastronómico, com um perfil aromático de notas de pêssego e maçã verde. Apresenta acidez e uma bolha final que ajuda a limpar o palato, a intensidade da gordura e textura do leitão.

Por outro lado, o Cabrito e o Borrego, pratos de sabores intensos e fortes, encontram bons aliados nos tintos com volume de boca e que procuram a essência da especiaria.

O Casa de Sabicos Syrah & Aragonez é um vinho aveludado, redondo, com aromas de ameixa preta, pimenta preta e cacau. No palato é encorpado, envolvente e sedoso. Leve sensação de doçura, porém uma excelente acidez marca o vinho, harmonizando-o e contribuindo para o seu equilíbrio e complexidade. Final longo e persistente com grande riqueza aromática.

Dos salgados passamos para os doces. Falar no Folar  é falar em tradição e nada melhor que conjugá-lo com um vinho, também ele português. Da região da Madeira, a sugestão é o Madeira Vintners Malvasia 5 Anos por ser um vinho doce, mas com frescura. Apresenta aromas a mel, uva, figos, caramelo e frutos secos. Na boca é envolvente e intenso. Perfeito para acompanhar um fim de refeição em família.

A harmonização das bebidas com os doces pode ditar o sucesso da refeição. Para uma perfeita combinação entre Chocolate e Amêndoas e um vinho, há que ter em atenção o equilíbrio, isto é, nenhum dos dois deve destacar-se em demasia. O Barão Vilar de Vilar White 10 anos é por isso a escolha ideal. Um Porto Branco envelhecido em casco e com evolução oxidativa numa média de idade de 10 anos. De aroma, apesar de ter presente algumas notas florais, destacam-se as notas de avelã, amêndoa, frutos secos, cacau, canela e frutos cristalizados. Apresenta uma boa acidez, notas doces, mas sem ser em demasia e no final é apimentado e cheio de complexidade.

Com tantas boas sugestões de vinhos, que a Wine Concept aqui deixa e que harmoniza na perfeição com a nossa gastronomia, resta apenas desejar, Bom Apetite!

aNOTÍCIA.pt