Áurea Museum, um segredo guardado no Antigo Palácio dos Condes de Coculim

O Áurea Museum fica situado no antigo Palácio dos Condes de Coculim, um edifício do século XVI, que foi destruído pelo terramoto de 1755.

Áurea Museum Condes de Coculim
Áurea Museum, um segredo guardado no Antigo Palácio dos Condes de Coculim - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Localizado em frente ao rio Tejo, o Áurea Museum, instalado no antigo Palácio dos Condes de Coculim, um edifício do século XVI, destruído totalmente pelo grande terramoto de Lisboa de 1755, foi o local escolhido para se fazer uma viagem no tempo, no dia em que se celebrou o Dia Internacional dos Museus.

Desde a ocupação romana, passando pelas invasões islâmicas até às expedições para um novo mundo, existe um património cultural de valor inestimável que foi encontrado durante a construção do edifício e imediatamente convertido em hotel-museu para a sua preservação.

A viagem no tempo começa com uma estela fenícia datada de 6.000 A.C., considerada a mais antiga da Europa Ocidental, e continua com outras joias encontradas durante a reconstrução do edifício, que o farão recuar no tempo para diferentes momentos históricos.

Escavado o local durante quase dois anos e resgatadas algumas preciosidades, o proprietário do Hotel, sensível a este património, integrou-o no projeto do hotel, tornando-o visitável. Uma espécie de Museu 5 estrelas, tal como o Áurea  Eurostars Museum.

E para dar o toque final a esta viagem cultural, pode-se acabar a sonhar com todas estas histórias nos elegantes e confortáveis quartos do Áurea Eurostars Museum, antigo Palácio dos Condes de Coculim.

A decoração dos quartos inclui as antigas rotas de navegação, traçadas em mapas, prestando homenagem a personagens ilustres, como Vasco da Gama e Fernão de Magalhães.

Pesquisa Arqueológica no Palácio de Coculim

O local é bem conhecido e há gravuras antigas que o ilustram. Depois do terramoto de 1755 foi reconstruído. Nesses tempos não havia património protegido, pois o imperativo era de alojar rapidamente as pessoas e a vida continuar. Em 1858 o Palácio foi transformado num armazém de ferro e, mais tarde, num escritório da empresa de cimentos de Leiria. Atualmente alberga o 5 estrelas, Áurea Eurostars Museum, onde se pode visitar o Áurea Museum.

aNOTÍCIA.pt