Xiaomi apresenta oficialmente o seu primeiro carro elétrico, o Xiaomi SU7

Xiaomi entra no segmento dos veículos elétricos, com o lançamento do novo carro Xiaomi SU7, completando assim o ecossistema inteligente "Human x Car x Home"

Xiaomi SU7
Xiaomi apresenta oficialmente o seu primeiro carro elétrico, o Xiaomi SU7 - ®DR

A Xiaomi acaba de lançar globalmente a sua tecnologia Xiaomi EV (Electric Vehicle), concebida especificamente para revolucionar o segmento dos veículos elétricos, revelando oficialmente as suas cinco componentes principais – E-Motor, Bateria, Xiaomi Die-Casting, Xiaomi Pilot Autonomous Driving e Smart Cabin. A partir do desenvolvimento de raíz de soluções fundamentais, a Xiaomi pretende assim redefinir a tecnologia da indústria automóvel. O primeiro produto da Xiaomi EV, o Xiaomi SU7, foi “pré-lançado”, com o seu design, desempenho, autonomia, segurança e outros pormenores, posicionando-se como um “sedan ecológico de alto desempenho de tamanho normal“, com o objetivo ultrapassar os limites da performance, do ecossistema e do espaço móvel inteligente.

O Fundador, Presidente e CEO da Xiaomi Corporation, Lei Jun, afirmou que a entrada da Xiaomi na indústria automóvel marca um salto significativo em relação à indústria dos smartphones e um passo crucial para fechar o ciclo do ecossistema inteligente “Human x Car x Home”. Lei Jun expressou ainda que a indústria automóvel centenária oferece pouca margem de manobra atualmente: “A Xiaomi decidiu investir dez vezes mais, começando pelo desenvolvimento de tecnologias fundamentais, comprometendo-se a construir um veículo excecional. Com 15 a 20 anos de esforço, a Xiaomi pretende tornar-se num dos cinco principais fabricantes de automóveis a nível mundial.”

Com um motor elétrico desenvolvido pela própria empresa – HyperEngine, tecnologia de bateria integrada CTB e uma série de inovações tecnológicas desafiantes, como a estrutura da carroçaria fabricada a partir do cluster de fundição sob pressão Xiaomi Die-Casting T9100, o Xiaomi SU7 Max atinge uma aceleração de zero a cem em impressionantes 2,78 segundos, enquanto é capaz de atingir uma velocidade máxima surpreendente de 265 km/h.

O Xiaomi SU7 também tem um desempenho verdadeiramente versátil. Com um algoritmo de controlo Xiaomi Smart Chassis, totalmente desenvolvido pela marca, possui duas capacidades principais: Multidimensional Sensing e Global Synchronized Control. Isto permite um controlo dinâmico adaptativo do chassis ao nível dos milissegundos em todos os cenários, proporcionando uma experiência de condução estável e, ao mesmo tempo, uma experiência de condução quase sem solavancos.

Mais importante ainda, o Xiaomi SU7 incorpora três grandes capacidades de ecossistema, integrando aplicações, hardware e ecossistemas CarIoT de terceiros, proporcionando uma experiência de espaço móvel inteligente sem precedentes. O ecossistema Xiaomi CarIoT é totalmente aberto a terceiros, apresentando interfaces padronizadas, padrões de protocolo de comunicação extensos e soluções leves de adaptação para dispositivos existentes.

No final de outubro deste ano, a Xiaomi anunciou uma atualização na sua estratégia de grupo, passando de “Smartphone x AIoT” para o ecossistema inteligente “Human x Car x Home”, com os automóveis a tornarem-se um componente crucial do foco estratégico da Xiaomi.

O ecossistema inteligente “Human x Car x Home” é uma integração abrangente de cenários que envolvem pessoas, carros e casas, facilitando a conectividade perfeita de dispositivos de hardware, a coordenação em tempo real e a colaboração entre parceiros da indústria. Lei Jun anunciou durante esta conferência que, com a adição da Xiaomi EV, o ecossistema inteligente “Human x Car x Home” foi oficialmente concluído.

aNOTÍCIA.pt