Benfica vence Gil Vicente e sobe provisóriamente à liderança da I Liga

O Benfica venceu o Gil Vicente por 3-0 e subiu provisóriamente à liderança da I Liga de futebol, no jogo da 20.ª jornada.

Benfica Gil Vicente
Benfica vence Gil Vicente e sobe provisóriamente à liderança da I Liga - ©Joaquim Machado

O Benfica venceu na Luz, o Gil Vicente por 3-0, e alcançou a liderança, (embora á condição) da primeira liga, uma vez que o jogo entre o Famalicão e o Sporting foi adiado devido à ausência de forças de segurança no estádio onde se ia desenrolar o encontro.

O jogo começou com o Benfica ainda antes dos cinco minutos, a ter a primeira ocasião flagrante de perigo. Arthur Cabral cabeceou ao poste depois de um cruzamento vindo da direita, efetuado por Di María.

Arthur Cabral insistiu e aos 15’ faz o primeiro golo da partida. Na sequência de um canto, cobrado por Di María, o avançado apareceu sozinho no coração da área e cabeceou para o fundo da baliza do Gil Vicente.

A equipa de Barcelos, que ainda não tinha feito nenhum remate pareceu acordar depois do golo do Benfica e aos 17’ chegou-se à frente com um cruzamento de Fujimoto, mas a bola acaba nas mãos de Trubin.

O Benfica continuava a pressionar e aos 23’ volta a aproximar-se do segundo golo.  Desta vez, um ataque rápido, de Di María a tentar servir Rafa, mas o passe saiu com demasiada força e a bola é agarrada por Andrew.

No minuto correspondente ao número que o húngaro Miki Fehér envergava no Benfica, apareceu nos ecrãs, apareceu uma frase de homenagem ao jogador, que faleceu a 25 de janeiro de 2004 depois de uma paragem cardiorrespiratória num jogo frente ao V. Guimarães. “20 anos do teu último sorriso, Fehér um de nós”, lê-se numa tarja exibida pelos adeptos que aplaudiram de pé o falecido Miki Fehér.

Aos 34’ João Neves faz o 2-0. Novamente Di María a cruzar para Otamendi que desvia para o segundo poste. Aí, apareceu João Neves que, primeiro, simulou e depois rematou, para a baliza do Gil Vicente.

A primeira situação de perigo do Gil Vicente, apareceu aos 39’. Gabriel Pereira cabeceou dentro da área, mas a bola saiu ao lado.  No momento seguinte, Arthur Cabral remata com o pé esquerdo, depois de uma aceleração de Rafa, mas vê a bola ser desviada por Buta, que tem cortado vários lances de perigo.

A partida chegou ao intervalo com o Benfica a vencer por 2-0 enquanto o Gil Vicente, continuava sem conseguir marcar.

Logo no inicio da segunda parte, Rafa com assistência de Fredrik Aursnes, rematou com o pé direito no coração da área ao lado inferior direito da baliza e fez o 3-0.
 
Aos 60′, uma grande defesa de Andrew, negou o golo a Rafa que esteve muito perto de bisar numa jogada que começou a partir de uma combinação entre Morato e Di María. Aos 72′ mais uma boa jogada do Benfica, com Neres a cruzar para Aursnes, que trocou para João Neves, que rematou mas de forma  desenquadrada.
 
Cinco minutos depois, finalmente um remate do Gil Vicente. Afonso Moreira rematou de longe, em força, mas a bola foi à figura de Trubin. Já perto dos 90′ surge a melhor oportunidade de golo do Gil VIcente, com  Touré a rematar cruzado, mas para grande defesa do guardião da baliza das águias.
 
O Benfica venceu o Gil Vicente por 3-0 e é agora líder do campeonato, à condição. As águias têm 51 pontos, mais 2 do que o Sporting, que viu o jogo com o Famalicão ser adiado. O FC Porto com o empate de ontem no Dragão volta a ficar mais longe do lider.

aNOTÍCIA.pt