Um ano histórico e perspetiva de um 2024 memorável para a Volvo em Portugal

A Volvo Car Portugal apresentou hoje, em Lisboa, os resultados referentes ao ano de 2023 e perspetiva um 2024 igualmente memorável

Volvo Portugal
Um ano histórico e perspetiva de um 2024 memorável para a Volvo em Portugal - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Susanne Hägglund, Managing Director da Volvo Car Portugal, iniciou a apresentação fazendo uma referência ao momento atual do setor automóvel tendo sublinhado o posicionamento único da marca sueca que vai continuar a destacar-se na próxima geração de mobilidade, não só pelo seu compromisso histórico para com a segurança, mas também nas componentes de sustentabilidade, tecnologia, conforto e conveniência pensados em detalhe para dar resposta às exigentes necessidades dos clientes de hoje e do futuro.

Realçando o compromisso da Volvo para com a eletrificação, que pretende atingir completamente em 2030, a Managing Director da Volvo Car Portugal realçou a importância da propulsão elétrica como a melhor resposta no mundo automóvel atual e afirmou a aposta elétrica da marca como um dos pilares do plano ambiental com vista a atingir a ambiciosa meta net zero em 2040.

Tiago Barreiros e Domingos Silva, respectivamente Chief Financial Offer e Commercial Director da Volvo em Portugal, detalharam alguns números da performance da marca no ano que passou.Com 5.118 unidades matriculadas, equivalentes a um crescimento de 42% em relação ao ano anterior e o segundo melhor resultado de sempre a nível nacional, as vendas da Volvo representaram uma quota de mercado de 2,56%, tendo refletido igualmente o melhor ano de sempre para a marca em rentabilidade.

Os modelos Volvo mais vendidos em Portugal foram:

  1. Volvo XC40 – 56% das vendas totais
  2. Volvo XC60 – 19% das vendas totais
  3. Volvo C40 – 10% das vendas totais

TAXA DE ELETRIFICAÇÃO VOLVO NO PAIS É REFERÊNCIA A NÍVEL MUNDIAL

A popularidade da gama de modelos eletrificados da Volvo voltou a crescer em Portugal tendo representado já 82% das vendas nacionais com a quota dos automóveis 100% eletrificados, representada em 2023 pelos modelos C40 e XC40, a pesar já 26% do mixtotal.

Estes números fazem da Volvo em Portugal uma referência em relação a outros mercados apresentando taxas muito superiores às à média mundial.  

ACABADO DE CHEGAR – EX30 É JÁ UM GRANDE SUCESSO EM PORTUGAL

O EX30, a mais recente novidade da marca sueca e também o mais pequeno SUV de sempre da Volvo, já se encontra a circular nas estradas nacionais e já conquistou os portugueses arrecadando igualmente vários prémios. 

Este novo modelo tem vindo a bater alguns recordes e é já o automóvel com o maior volume de sempre em pré-encomendas da marca em Portugal.

A Volvo apresentou também algumas curiosidades que as vendas já efetuadas têm vindo a revelar e que estão em linha com as expectativas previstas pela marca: o EX30 tem vindo a atrair faixas etárias mais jovens estando a trazer novos clientes à marca que veem no EX30 o seu primeiro Volvo de sempre.

VÁRIOS RECORDES A NÍVEL MUNDIAL

Também a nível mundial a marca estabeleceu, em 2023, alguns marcos históricos tendo atingido um novo recorde de vendas mundiais, de 708.716 (+15% em relação a 2022), um recorde de rentabilidade e a maior taxa de penetração de modelos 100% elétricos dos seus 97 anos de história, a representar já 16% do total.

Destaque também para a melhoria das margens brutas relacionadas com a comercialização de modelos elétricos que evoluiu positivamente ao longo do ano, tendo contribuído para o resultado ao nível da rentabilidade .

2024 COM CRESCIMENTO A DOIS DÍGITOS

Para 2024 a Volvo promete superar os resultados de 2023 e seguir, firme, na sua estratégia rumo à eletrificação.

Este será o primeiro ano no qual marca comercializará quatro modelos 100% elétricos a nível mundial. Aliado a uma cadeia de fornecimento robusta e uma produção estabilizada, acompanhada por grandes investimentos em tecnologia para assegurar os objetivos a longo prazo, a Volvo acredita que 2024 trará um novo ano recorde em vendas, receitas e rentabilidade.

Portugal não será exceção pretendendo a marca sueca crescer a dois dígitos até final do ano.

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