Final do torneio de ténis de Vila Real de Santo António com seis tenistas portugueses em prova

Três duplas portuguesas nas meias-finais de pares no torneio de ténis de Vila Real de Santo António que acaba amanhã, domingo.

ténis Vila Real Santo António
Final do torneio de ténis de Vila Real de Santo António com seis tenistas portugueses em prova - ®DR

Chega ao fim este domingo o 3º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, com a presença de seis tenistas portugueses. Pedro Araújo não conseguiu aceder à final de singulares (12 horas), mas, em compensação qualificou-se para as meias-finais de pares, variante em cuja final (15 horas) está garantida a presença de uma dupla portuguesa.

No início da meia-final individual, Araújo (848.º) sentiu dificuldades em acompanhar o ritmo imposto pelo espanhol Martin Landaluce (464.º), mas teve a capacidade de elevar o nível de jogo para ganhar a segunda partida. Só que um mau começo no set decisivo comprometeu as aspirações do lisboeta, que se viu a perder por 1-4, antes de ceder, ao fim de duas horas e 26 minutos, pelos parciais de 6-3, 3-6 e 6-3.

“Foi um bom jogo, disputado, o Martin está a jogar muito bem, com uma intensidade acima da maioria dos jogadores deste torneio e senti isso desde o primeiro ponto. No primeiro set, estive um pouco desconfortável, ele caía muito em cima quando eu deixava uma bola curta e tive que ajustar um bocadinho o plano de jogo e tentar ser mais agressivo.  Consegui fazer isso no segundo set, obrigá-lo a jogar mais do fundo do campo, ser mais agressivo quando tivesse oportunidade e senti-me por cima nesse set. A entrada no terceiro set teve alguma influência no desfecho do encontro: fiz um mau jogo de serviço, ele aproveitou, soltou-se mais. Ainda recuperei um dos dois breaks, mas não foi suficiente. Estava ligeiramente cansado, mas acredito que ele também estivesse. O break para 4-1 acaba por ser muito importante porque foi um longo jogo. Ainda reagi bem, mas não consegui, mérito dele”, resumiu Pedro Araújo.

A final do 3.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António será discutida entre o uzbeque Khumoyun Sultanov (354.º), cabeça de série n. º4, e Martin Landaluce (464.º) que, em fevereiro de 2023, ocupava o primeiro lugar do ranking mundial júnior, depois de vencer o US Open nesse escalão.

Araújo esteve melhor na prova de pares, onde, ao lado do algarvio Tiago Pereira, venceu dois encontros, referentes à segunda ronda e aos quartas-de-final. “Foi um longo dia, mas é bom que assim seja. É a primeira vez que jogamos juntos, o Tiago esteve muito bem e, amanhã, acho que temos bastantes hipóteses”, afirmou o tenista lisboeta.

Este domingo (10 horas), Araújo/Pereira decidem um lugar na final com os compatriotas Diogo Marques/Martim Simões. Os outros finalistas sairão do duelo entre o par luso João Domingues/Jaime Faria e a dupla formada pelo argentino Juan Pablo Ficovich e o brasileiro João Eduardo Schessl.

Domingo tem igualmente início o qualifying do 4.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, com a participação de 17 tenistas portugueses.

aNOTÍCIA.pt