
O Jardim de Verão está de volta à Fundação Calouste Gulbenkian para mais uma celebração das culturas que moldam Lisboa, num programa que promete reforçar o seu caráter plural, inclusivo e festivo. A curadoria musical continua a cargo de Dino D’Santiago, mas este ano há novos rostos a contribuir para a diversidade do evento: Cláudia Semedo (conversas), Alexandra Matos e Luís Almeida, da Many Takes (cinema), e Piny (dança) juntam-se à equipa curatorial, numa edição que se estende ao longo de três fins de semana.
De 28 de junho a 14 de julho, o Jardim e os espaços da Fundação vão receber mais de 30 propostas culturais que cruzam música, cinema, dança, conversas e atividades para famílias, com o objetivo de criar um espaço de escuta, encontro e celebração.
A música volta a ser um dos eixos centrais, com 13 concertos distribuídos entre o Grande Auditório e o Anfiteatro ao Ar Livre. Fábia Rebordão abre o programa e Janeiro encerra-o, com atuações intermédias de nomes como Indie Mateta, Mako Kungo, Momi Maiga, Karyna Gomes, Nara Couto e New Max, entre outros. Os DJ sets de Umafricana também estão de regresso, mas este ano mudam-se para o Engawa do novo Centro de Arte Moderna (CAM).
O evento vai além da música: haverá um ciclo de cinema centrado no tema Re/surgir, uma palestra-concerto, e uma série de conversas conduzidas por Cláudia Semedo, que pretendem dar voz a “novos construtores de uma ideia de comunidade que rompe com o estigma que recai sobre os Bairros e as suas Gentes”. A grande novidade deste ano é a inclusão da dança, com curadoria de Piny, que trará novas formas de expressão corporal ao programa.
“Entre a música que pulsa, a dança que convoca memórias, o cinema que documenta resistências e as conversas que rasgam silêncios, vamos erguer um espaço de encontro e escuta, onde a reflexão se transforma em celebração”, sublinha Dino D’Santiago.
A entrada é livre para todas as atividades e, durante os fins de semana do Jardim de Verão, os visitantes terão também acesso gratuito às exposições patentes na Fundação a partir das 14h00.
Poderá conhecer a programação completa do Jardim de Verão em Gulbenkian.pt.