
Foi com agrado que voltamos ao Audrey’s, o coração gastronómico do Santiago de Alfama – Boutique Hotel, para um jantar muito especial: a apresentação da Green House, o mais recente e entusiasmante projeto dos fundadores, Manuel Rosa da Silva e Heleen Uitenbroek.
“A CASA VERDE (The Green House) nasce da união entre a nossa horta no Alentejo e a paixão por receber bem no nosso belo país.”, começa por nos dizer Manuel, no início da apresentação. Localizada no coração do verdadeiro Alentejo, na preservada Vila Nova da Baronia, a Green House é um refúgio onde as pessoas são gentis e a vida ainda é tranquila, como nos velhos tempos. A paisagem serena e convidativa torna-se o local perfeito para descansar, descontrair e ser mimado.
“Estamos apenas a começar na The Green House, com seis suítes cuidadosamente elaboradas, cada uma decorada individualmente para proporcionar o mais alto nível de conforto e privacidade. Além disso, temos uma opção exclusiva de “cama extra” para hóspedes adicionais. A jardineira, Jenna, cuida dos vegetais com um trabalho brilhante, garantindo que a maioria dos alimentos servidos são orgânicos e cultivados na horta da Green House”, continua Manuel, visivelmente orgulhoso deste novo projeto.
Uma História de Amor por Portugal e pela Hospitalidade
“Manuel e eu fomos adotados por Portugal”, conta a simpática Heleen. “Manuel, o nosso comunicador por excelência, tem formação em telecomunicações, engenharia e finanças globais, mas também é poeta, fotógrafo, amante de livros e história. Atualmente, ele faz parte da nossa equipa a tempo inteiro. Manuel é anglo-português, nascido na África do Sul, e eu sou holandesa, criada na Nova Zelândia e imigrada para cá no final dos anos 80. Nos conhecemos uma semana depois de ‘desembarcarmos’, e o resto é história… É um privilégio para nós partilhar a nossa cidade e estes lugares encantadores, partilhando com todos os nossos hóspedes a tradicional hospitalidade portuguesa e um toque de glamour para as suas férias.”
Do Alentejo para a sua Mesa: A Horta Sustentável do Audrey’s
“A nossa paixão por ingredientes frescos e sustentáveis reflete-se na nossa horta no Alentejo, de onde colhemos produtos semanalmente. O clima mais quente do Alentejo, no interior do país, torna-o um local fantástico para o cultivo de uma grande variedade de legumes. Embora ainda não tenhamos certificação biológica, não utilizamos pesticidas, herbicidas ou qualquer outro produto nocivo nas nossas terras” explica Manuel Rosa da Siva, acrescentando “ Como resultado, temos uma abundância de pássaros e insetos de todos os tipos e tamanhos, criando um ecossistema independente e saudável. O nosso objetivo é tornar o nosso menu o mais sazonal possível, seguindo o ritmo da natureza.”
O Santiago de Alfama: Um Palácio Premiado no Coração Histórico
“De volta a Lisboa, o Santiago de Alfama – Boutique Hotel é o nosso lar e um testemunho da paixão pela hospitalidade. Alojado num palácio do século XV magnificamente restaurado, este hotel familiar é um verdadeiro tesouro. Estrategicamente situado entre o imponente Castelo de São Jorge e o Miradouro de Santa Luzia, o hotel oferece vistas panorâmicas que se estendem pelas encostas de Alfama, repletas de igrejas caiadas, telhados de terracota, e culminam no brilho azul do rio Tejo, tudo emoldurado por uma profusão de vibrantes buganvílias rosas e roxas.” diz Heleen.
O Santiago de Alfama não é apenas um hotel; é um destino reconhecido mundialmente. Foi eleito o “Melhor Hotel Urbano da Europa” pela Condé Nast Johansens, distinguido com uma prestigiada MICHELIN Key, e coroado recentemente pelo TripAdvisor como “Melhor Hotel de Luxo do Mundo”.
Audrey’s: A Paixão na Culinária
“No Santiago, a filosofia é simples: apoiar o que é local. Compramos ingredientes frescos e locais e incorporamos os maravilhosos produtos da nossa terra no nosso restaurante, o Audrey’s, que tem o nome da nossa filha Audrey, uma defensora ferrenha do bem-estar animal, da sustentabilidade e de tudo o que é “gostoso”. Ela é a inspiração para a paixão que colocamos em cada prato – um ser humano maravilhoso que deseja mimar e ser mimada”.
O Audrey’s está localizado no rés-do-chão, do Santiago de Alfama, um belíssimo edifício do século XIV, mesmo por baixo do Castelo de São Jorge, no histórico bairro de Lisboa. Com interiores descontraídos e elegantes, e quatro menus distintos ao longo do dia, pode passar por lá a qualquer hora e desfrutar de um pequeno-almoço ou brunch no café Audrey’s, um almoço descontraído no Terraço, um chá da tarde no Salão de Chá, um cocktail no bar com o Bruno, considerado o melhor barman de Lisboa, ou um jantar romântico no Bistrô.
A liderar a cozinha do Audrey’s, está há já 10 anos o chef Thiago César, conhecido por criar menus que, embora focados na culinária portuguesa, também incorporam influências e criatividade. Os menus servidos na cozinha do Santiago de Alfama, incorporam os legumes provenientes da horta da Green House, fazendos jus à criatividade do chef Thiago. “A nossa maravilhosa equipa de garçons e chefs incríveis trabalha incansavelmente para apresentar comida feita do zero. Desde Thiago, o nosso Chef Principal, até ao Zaldy, o nosso apoio na cozinha, todos partilham o gosto pelo nosso projeto, e o ambiente na cozinha é tranquilo e as coisas fluem tranquilamente” diz-nos a simpática e bonita criadora do Santiago de Alfama e da Green House, que esperamos vir a conher brevemente.
O edifício que hoje acolhe o Audrey’s e o Santiago de Alfama – Boutique Hotel quase foi destruído devido à degradação e ao abandono. Um restauro completo, liderado pelo premiado arquiteto Luís Rebelo de Andrade, com a visão de Heleen Uitenbroek, foi concluído em 2015, transformando-o no projeto apaixonante que hoje é.
Artigos relacionado:
Santiago de Alfama um charmoso hotel no coração de Lisboa
Chef Thiago César e Chef Inga Martin, e um jantar a quatro mãos no Audreys Bistro
Audreys Bistro com jantar a quatro mãos na sua apresentação