Paulo “Speedy” Gonçalves condecorado a título póstumo na 24.ª Gala do Desporto, da Confederação do Desporto de Portugal.

Paulo Gonçalves, um dos melhores pilotos de sempre do motociclismo português foi condecorado, esta quarta-feira, a título póstumo, com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo, a mais alta distinção que o Governo pode conceder no campo desportivo.

24.ª Gala do Desporto, Confederação do Desporto de Portugal
Paulo “Speedy” Gonçalves condecorado a título póstumo - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O anúncio da condecoração, a título póstumo, aconteceu na homenagem feita a “Speedy” Gonçalves pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) no decorrer da 24.ª Gala do Desporto. Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, com a tutela do desporto, referiu que o Governo tinha decidido “atribuir, a título póstumo, a mais alta distinção desportiva nacional, o Colar de Honra ao Mérito Desportivo” salientando “os extraordinários feitos e a marca de água de ética e de altruísmo” do motard.

A condecoração foi recebida, em representação de Paulo “Speedy” Gonçalves, por Manuel Marinheiro, presidente da Federação de Motociclismo de Portugal

Precisamente na Gala da CDP, em 2016, “Speedy” Gonçalves mereceu o reconhecimento do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a atribuição do Prémio Ética no Desporto, pela ajuda que deu ao socorrer o lesionado Matthias Walkner numa etapa do Dakar.

 

Artigos relacionados:

Até sempre Paulo “Speedy” Gonçalves!

Paulo Gonçalves recebe prémio de Ética no Desporto