Miio dá dicas para os condutores de elétricos planearem as rotas de férias este verão

Viajar fora da autoestrada, escolher um alojamento com posto de carregamento ou simular as paragens para carregamento são algumas das sugestões da miio para os condutores de elétricos este verão.

Dicas de verão para condutores
Miio dá dicas para os condutores de elétricos planearem as rotas de férias este verão - ®DR

A miio, empresa portuguesa que está a inovar na área da mobilidade elétrica, divulga algumas dicas para os condutores de veículos elétricos planearem as suas rotas de férias de verão, num momento em que os portugueses anseiam pelo regresso à normalidade. As dicas da miio ajudam a que os condutores de elétricos possam tirar o maior partido do carregamento dos seus automóveis.

Quer se trate de uma viagem ao longo da Costa Vicentina, para aproveitar o sol e o calor das praias do litoral alentejano, ou umas férias pelo Douro para desfrutar da beleza e encantamento das suas paisagens vínicas, aqui ficam algumas dicas para os condutores que neste verão viajam com um veículo elétrico: 

Viajar fora da autoestrada: ao contrário dos veículos a combustão interna, a média de consumo em autoestrada da condução de um veículo elétrico sobe. Nesse sentido, ao viajarem fora da autoestrada, os condutores de elétricos não só estarão a fazer uma melhor média de consumo, quer em energia, quer em portagens, como a poder desfrutar da vista sobre as localidades do nosso país e ainda a apoiar o comércio local.

No entanto, viajar na autoestrada é também uma solução para quem tem interesse em chegar rapidamente ao destino. Neste caso, a miio sugere que o condutor verifique se as estações de serviço têm postos de carregamento. É de realçar que os postos de carregamento em autoestradas são PCRs (postos rápidos) pelo que, é importante ter em atenção quanto tempo o veículo vai demorar a carregar. O condutor deve assim:

●      Escolher a tomada mais adequada ao veículo;

●      Se tem um Plug-in, verificar se faz mesmo sentido carregar num PCR;

●      Ter em consideração que os veículos não devem carregar > 80-90% num PCR, pois não só o custo/benefício deixa de ser interessante como se congestiona o PCR e atrapalha a viagem de outros condutores. Carregar apenas o necessário para alcançar a próxima paragem.

Escolher um hotel com posto de carregamento ou um alojamento perto de um posto de carregamento público: é sempre mais confortável poder deixar o carro a carregar enquanto se tem a possibilidade de realizar qualquer outra tarefa, por isso, um alojamento que tenha um posto no local ou perto do mesmo, trará conforto e conveniência para que se possa deslocar com tranquilidade e, quando voltar, poder recarregar.

●      Como alternativa, os restaurantes a serem escolhidos, os shoppings ou as cidades/vilas a visitar, terão certamente um posto de carregamento. É importante que o condutor consulte com antecedência se existe um posto de carregamento na zona pois, muitas vezes, estacionar o carro num parque sem posto de carregamento ou no outro ao lado com um posto de carregamento, facilita muito a logística.

Se viajar para fora do país, verifique como pode carregar nesse país: existem soluções no estrangeiro que não aceitam moradas portuguesas ou que simplesmente não são fiáveis. É importante que o condutor se registe com antecedência e procure por feedback online de forma a prevenir eventuais contratempos.

Simulação de paragens para carregamento: antes de sair de casa, o condutor de um elétrico deve verificar que postos existem até ao destino e fazer uma simulação de quantas paragens terá de fazer até ao destino para poder conciliar com outras atividades, como um almoço, um café ou a visita a uma cidade a meio do caminho. Aproveitar o tempo de carregamento para fazer outras atividades ajuda a continuar a viagem de forma mais confortável e tranquila.

Regeneração da bateria: no caso de ir de férias para uma serra e não existirem postos de carregamento nas redondezas, é importante que o condutor utilize a regeneração da bateria na descida, pois fará muita diferença.

Ar condicionado: em caso de alguma emergência no que diga respeito ao alcance estimado, desligar o ar condicionado pode ajudar a poupar alguns quilómetros.

Por fim, o condutor pode verificar os consumos que fez com o veículo elétrico e tirar diversas conclusões, tais como: quanto poupa a ir de férias com um veículo elétrico? Ou como pode melhorar os seus consumos?

Após estas dicas, vá de férias e aproveite este verão que tanta falta nos faz para carregar ‘baterias’, mesmo que não sejamos os condutores.

aNOTÍCIA.pt