Miguel Oliveira vai partir da 15.ª posição para as duas corridas do Grande Prémio das Américas de MotoGP, em Austin, a Sprint já esta noite e a principal amanhã às 20h00 (hora de Lisboa), o seu 200 º Grande Prémio de MotoGP. Da primeira posição vai sair o campeão mundial, Francesco Bagnaia.
Miguel Oliveira, garantiu este sábado a 15.ª posição da grelha de partida para o Grande Prémio das Américas de MotoGP, (o seu 200 º Grande Prémio), depois de ter sido o 5.º mais veloz na primeira sessão de qualificação (Q1) que se realizou em Austin. O piloto da CryptoDATA RNF MotoGP Team, em Aprilia, fez a sua melhor volta em 2:03.065 minutos, ficando a meio segundo da zona de qualificação para a Q2.
Quanto à luta da pole position, Pecco Bagnaia foi o mais rápido do dia, com um tempo (2:01.892 minutos) que representa mesmo um novo recorde do percurso. Completarão a primeira fila da grelha Álex Rins e Luca Marini. Seguem-se na grelha Álex Márquez, Marco Bezzecchi e Aleix Espargaró, que será o melhor Aprilia, na sexta posição.
No regresso ao Mundial, depois de ter falhado o Grande Prémio da Argentina, na sequência do acidente provocado por Marc Marquez, no GP de Portugal, Miguel Oliveira conseguiu o seu melhor tempo na segunda sessão, em 2.03,340 minutos, falhando o acesso direto à segunda fase de qualificação (Q2).
Os treinos de sexta feira, não foram muito felizes para o piloto luso, uma vez que sofreu duas quedas — algo que nunca lhe tinha acontecido em toda a carreira –, e foi apenas 15.º nos tempos combinados. Na primeira queda, a Aprillia de Miguel Oliveira perdeu a aderencia num dos pontos da pista e a segunda foi um pequeno deslize na curva 12.
A prova principal do Grande Prémio das Américas vai decorrer amanhã às 20h00 (hora de Lisboa).