A feliz combinação de algumas das melhores coisas da vida tornará o segundo fim de semana de setembro absolutamente tentador. O palco do Vinho Verde Essência Festival é um dos locais que merece ser conhecido na cidade do Porto, o Jardim do Museu Nacional Soares dos Reis, que ao longo de três dias (8, 9 e 10 de setembro) proporcionará um conjunto de experiências para devorar em família.
Vinho Verde Essência Festival reunirá cerca de 40 produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, que vão apresentar a diversidade da oferta atualmente disponível, dos vinhos brancos leves e frescos aos mais complexos, gastronómicos e longevos, nativos de castas ímpares como Alvarinho, Loureiro ou Avesso, entre tantas outras. Haverá ainda rosés de prazer, tintos e espumantes para brindar a todas as ocasiões em sessões conduzidas pelos especialistas da Revista de Vinhos.
Daniela Cunha, autora de um dos blogues de culinária e lifestyle mais entusiasmantes da atualidade, dá largas à imaginação e convida os participantes a colocarem as mãos na massa. A ideia é confecionar um receituário criativo, mas, simultaneamente, muito fácil de replicar em casa, através de propostas como fajitas de frango, quesadilha de cogumelos, cones de camarão, entre tantas outras.
No capítulo da cozinha de autor, os chefes Rui Paula (duas estrelas Michelin no restaurante da Casa de Chá da Boa Nova, Leça da Palmeira), Angélica Salvador (restaurante InDiferente, Porto) e Tiago Bonito (a preparar a abertura de dois novos restaurantes na cidade) assinam dois Banquetes, onde a nobreza de ingredientes e a mestria de quem sabe proporcionarão uma experiência de ir ao céu. A harmonizar, uma seleção criteriosa de alguns dos melhores exemplares da Região Demarcada dos Vinhos Verdes
Em funcionamento contínuo no evento, quatro restaurantes propiciam uma oferta bem diversificada de propostas: Habitat (sabores mediterrânicos), Obicá (gastronomia italiana), Tokko (cozinha japonesa) e Sagardi Cozinheiros Bascos (carnes na grelha). Para picar algum ainda mais descontraído, uma mão cheia de foodtrucks: A Camionete (sanduíches tradicionais), Da Ilha (sabores madeirenses, incluindo bolo do caco), Pé na Horta (hambúrgueres), Presunto e Ovo (sanduíches populares) e Segreti Chef (gelados artesanais, alguns elaborados a partir de Vinho Verde, crepes e batidos).
Contos infantis e oficinas de ilustração para crianças, jogos divertidos a pensar na participação de toda a família e sonoridades alternativas com dedo de Dj’s também integram a programação.
O cartaz de concertos promete agradar a festivaleiros de vária ordem.
Sexta-feira, dia 8 (21:30), o palco principal estará bem animado pela Roda de Samba Luso-Brasileira Cravo & Canela. Sábado, dia 9 (21:30), pop rock portuense de Os Azeitonas, o coletivo de Mário Marlon Brandão, Luísa Nena Barbosa e João Salcedo, já por duas vezes nomeado para o prémio “Best Portuguese Act” nos MTV Europe Music Awards, autor de hits como “Quem És Tu Miúda”, “Anda Comigo Ver os Aviões” ou “Ray-Dee-Oh”. Domingo, dia 10 (18:00), Rui Reininho, Toli César Machado e Jorge Romão recuperam boa parte da banda sonora de todos nós, com os GNR em palco para um grande momento.
Vinho Verde Essência Festival (Art, Wine, Food, Music) é uma organização Essência Company com o main sponsoring da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e o apoio da Câmara Municipal do Porto.