Vinhos do Alentejo em grande destaque no Concurso Internacional Mundus Vini

Os Vinhos do Alentejo, arrecadaram um total de 38 medalhas na 34ª edição do Concurso Internacional "Mundus Vini".

Vinhos Alentejo Mundus Vini
Vinhos do Alentejo em grande destaque no Concurso Internacional Mundus Vini - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas) - foto de arquivo

A 34ª edição do Concurso Internacional “Mundus Vini”, onde os Vinhos do Alentejo arrecadaram 38 medalhas, realizou-se em fevereiro, sendo a única prova internacional que permite que os vinhos premiados sejam apresentados e colocados à prova na ProWein 2024 que se vai realizar em Dusseldorf, na Alemanha, de 10 e 12 de março de 2024.

Nesta edição dos “Mundus Vini”, uma das mais importantes provas mundiais do setor, os vinhos da região do Alentejo arrecadaram um total de 38 medalhas. O Alentejo vê assim distinguidos 16 produtores com uma Medalha de Grande Ouro (Quinta do Quetzal), 25 Medalhas de Ouro e 12 de Prata.

Os produtores galardoados foram a Adega Cooperativa de Redondo, a Adega de Borba, o Altas Quintas, o CARMIM, a Casa Agrícola Santos Jorge, a Crista Lusitana Wines, a Elite Vinhos, a Enolea, a Ervideira, a Herdade da Cardeira, a Herdade do Freixo II, o Marcolino Sebo Wines and Oils, a Margaca, o Parras Wines; a Quinta do Quetzal, e a Sogrape.

Recorde-se que a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana vai marcar presença na ProWein, a maior feira vitivinícola do mundo, com 21 produtores da região e 160 vinhos em prova.

Sobre:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade. Assumindo elevados padrões de rigor, transparência e imparcialidade, a CVRA é um organismo certificador acreditado pela ISO/IEC 17065:2014, com os seus laboratórios de análises físico-químicas e sensoriais acreditados pela ISO/IEC 17025:2018. Acresce ainda a certificação pela ISO 14001:2015, devido ao forte compromisso ao nível ambiental da CVRA.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

aNOTÍCIA.pt