Taylor Swift dominou os MTV EMAs 2024, levando quatro prêmios: Best Video por Fortnight (com Post Malone), além de Best Artist, Best Live, e Best US Act. Tyla, uma estreante nos MTV EMAs, também se destacou ao vencer em Best Afrobeats, Best R&B, e Best African Act com seu estilo único e carisma.
Entre os vencedores locais, Bárbara Bandeira foi eleita Best Portuguese Act pelos fãs portugueses. Ao receber o prémio pela segunda vez, a cantora agradeceu: “receber este prémio pela segunda vez só comprova que sou abençoada com o melhor público do mundo. Estou imensamente feliz e agradecida por cada voto.”
Comandando um set inspirado na herança musical de Manchester – e o seu legado de festas de garagem –, Rita Ora, a anfitriã dos MTV EMAs pela terceira vez, deslumbrou os fãs com diversas mudanças de outfit, convidando o público global para o Rita’s Bar, situado numa varanda com vista para milhares de fãs.
Benson Boone e LE SSERAFIM conquistaram os seus primeiros MTV EMAs. Benson Boone ganhou o Best New e o grupo LE SSERAFIM levou Best Push. Peso Pluma, que venceu o Best New no ano passado, continuou sua trajetória de sucesso com o prémio Best Latin deste ano. Sabrina Carpenter foi premiada com Best Song por seu grande sucesso “Espresso”.
Outros destaques incluem Ariana Grande como Best Pop, Calvin Harris em Best Electronic, Imagine Dragons em Best Alternative, Eminem em Best Hip Hop, Jimin como Best K-Pop, e LISA e Rosalía como Best Collaboration. Representando o espírito da cidade anfitriã, Liam Gallagher foi premiado com Best Rock.
As apresentações foram um show à parte: Benson Boone abriu a noite tocando piano suspenso no ar; Tyla incendiou o palco com seu hit “Water” numa performance cheia de brilho; e o trio mexicano The Warning impressionou com uma versão explosiva de “Automatic Sun”.
RAYE, eleita Best UK & Ireland Act, hipnotizou a plateia com uma produção de tirar o fôlego, enquanto Shawn Mendes fez uma apresentação íntima e intensa, destacando sua voz única e crua. O artista ainda levou o prêmio de Best Canadian Act.
Busta Rhymes, homenageado com o Global Icon Award, subiu ao palco com uma performance eletrizante e visualmente poderosa, com dragões gigantes e um medley dos seus maiores sucessos. Já a sensação do K-Pop, LE SSERAFIM, trouxe uma tempestade cenográfica em “Chasing Lightning”, e Peso Pluma agitou a plateia com seu single “Hollywood”, acompanhado pelo colaborador Estevan Plazola.
Encerrando a noite, os icónicos Pet Shop Boys, primeiros a receber o prêmio Pop Pioneer, apresentaram um espetáculo visual ao lado da Manchester Camerata, tocando “All The Young Dudes” de David Bowie e seu clássico “West End Girls”, celebrando 40 anos de carreira e fechando a cerimónia em grande estilo.