Prémio Camões atribuído a Raduan Nassar

Este é o prémio literário mais importante no que diz respeito a competições de letras em língua portuguesa. Nassar é, agora, o décimo segundo brasileiro a conquistar o prémio.

Foi no final de tarde desta segunda-feira, 30 de Maio, que o secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, anunciou o vencedor do Prémio Camões 2016: Raduan Nassar. O escritor brasileiro tem 80 anos e é conhecido pelas obras O Copo de Cólera, Lavoura Arcaica e A Menina a Caminho – publicadas em Portugal pelas editoras Cotovia e Relógio D’Água.

O júri desta 28a edição do prémio foi composto por Pedro Mexia, Paula Mourão, Sérgio Alcides do Amaral, Lourenço do Rosário, Inocência da Mata e Flora Süssekind, equilibrando-se, assim, entre jurados portugueses e brasileiros. O grande objectivo desta iniciativa é enaltecer o trabalho de um escritor que contribua para a expansão e reconhecimento da língua portuguesa.

Anualmente o Prémio Camões entrega ao vencedor 100 mil euros, sendo que o primeiro premiado, em 1989, foi o escritor Miguel Torga. Relembre-se de que, no ano passado, foi a autora portuguesa Hélia Correia quem se viu destacada com o prémio.