PETISCOS DO PESCADOR LEVAM TRADIÇÃO, GASTRONOMIA E MÚSICA A QUARTEIRA


No âmbito das comemorações do Dia do Pescador (31 de maio), vai decorrer no próximo fim de semana, dias 3, 4 e 5 de junho, em Quarteira, o evento Petiscos do Pescador, que acontece na Praça do Mar.

Esta iniciativa pretende homenagear a comunidade piscatória de Quarteira, uma das mais importantes do país, e nesse sentido, vão estar presentes as tradições associadas à faina do mar. A tradicional lavada ou arte de arrastar para terra será um dos pontos mais importantes das festividades e acontece no sábado, dia 4, pelas 18h00, na Praia de Quarteira. Toda a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado. O peixe capturado é depois distribuído pelos presentes.

A gastronomia é outra das componentes importantes desta iniciativa. As famílias dos pescadores irão confeccionar pratos de peixe, marisco ou moluscos, de acordo com as receitas tradicionais. O visitante poderá apreciar estas iguarias no espaço dos Petiscos do Pescador, na Praça do Mar, durante os três dias.

Em termos de animação musical, o evento conta com a atuação da artista popular Rosinha (dia 3, 21h30), os fadistas César Matoso e Argentina Freire (dia 4, 20h00), o tributo a Bob Marley com Quem é o Bob (dia 4, 22h00) e a brasileira Edna Pimenta (dia 5, 21h30). Durante os três dias, às 18h00, o duo Nestor e Nuno anima o recinto.

A entrada é livre.

Esta é uma iniciativa da QUARPESCA – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira.