“Lisboa na Rua” assinala de forma inédita o Dia Mundial da Música.


Integrado nas comemorações do ‘Dia Mundial da Música”, que hoje se comemora, a EGEAC leva hoje a efeito o último de quatro concertos de apresentação integral das sinfonias de Ludwig van Beethoven.

Esta iniciativa marca a agenda cultural da cidade de Lisboa, em particular as comemorações do Dia Mundial da Música em 2016, uma vez que apresentar em quatro dias sucessivos, integralmente, as sinfonias de Ludwig van Beethoven é um exercício de fôlego que convida músicos e público a imergirem num universo artístico colossal.

Coube à Orquestra Metropolitana de Lisboa levar a efeito esta experiência que promete ser inesquecível. As nove sinfonias de Beethoven são muito diferentes entre si. Cada uma delas, por si só́, é uma obra-prima. Todavia, considerando o conjunto, deparamo-nos com um projeto de dimensão monumental, cuja realização não parece alcançável por um só́ homem.

Apesar de todas as singularidades, elas [sinfonias] espelham um mesmo desígnio artístico, uma ambição desmedida e todo o comprometimento que acompanhou o compositor ao longo da vida, deixando marcas profundas no decurso histórico da música orquestral. A ideia de Sinfonia transformou-se, expandiu-se no âmbito expressivo e chamou a si o mais elevado estatuto entre todos os géneros musicais. Neste sentido, Beethoven foi um verdadeiro revolucionário. “Bebeu” ensinamentos fundamentais em obras como as Sinfonias de Londres de Haydn e as últimas três sinfonias de Mozart. Questionou todas as regras e acrescentou-lhes uma “voz” própria, fazendo fé́ na sua genialidade. Tornou-se, assim, numa referência para todos os compositores que lhe seguiram.

O último de quatro espetáculos, será hoje, dia 1, às 21,30 na Praça do Terreiro do Paço, em Lisboa. Serão executadas a Sinfonia N.o 8 em Fá Maior, Op. 93 e a Sinfonia N.o 9 em Ré Menor, Op. 125, “Coral”, estando o coro a cargo dos Solistas Ana Paula Russo (soprano), Cátia Moreso (mezzo soprano), Marco Alves dos Santos (tenor), André Henriques (barítono), sendo o Maestro do Coro Sérgio Fontão .