“Os Poemas da Minha Vida” – O novo livro de Mário Assis Ferreira

O El Corte Inglés, em Lisboa, foi o cenário escolhido para, perante uma sala repleta de admiradores e amigos, Mário Assis Ferreira lançar o seu último livro, “Os Poemas da Minha Vida”.

Editada pela Modo de Ler, a obra foi apresentada por Isabel Ponce de Leão. “Mário Assis Ferreira, usando da sua habitual elegância, não deixa de referir que a poesia se lê “ao sabor dos estados de alma”. “Os 50 poemas selecionados por Mário Assis Ferreira – acredito que resultantes de hesitações várias, contradições extemporâneas, avanços e recuos e de um hard labor – são, no fundo, um retrato fiel do seu percurso vital e emocional. Ao tornar seus estes poemas é porque neles vive a sua enciclopédia cultural e emocional que os antecipa sem os verbalizar. (…) As opções de Mário Assis Ferreira, vertidas na presente obra, são uma tentativa de autoconhecimento, ainda que acabe por conhecer um outro marcado pela alienação e pela distância mesmo que o corpus da obra consubstancie o seu pensamento e o seu espírito”, referiu Isabel Ponce de Leão.

“Que este livro seja um preito de homenagem aos Poetas. E que ele possa desvendar a magia desse nexo entre dois mistérios: o do Poeta e o do Leitor!”, sublinhou Mário Assis Ferreira que regressou à atividade literária, um ano volvido sobre o lançamento do seu livro anterior “Egoísta – mas não só”.

O autor congratulou-se por a cerimónia de lançamento da sua obra reunir tantos familiares e amigos. E sublinhou: “Antes de mais, são escassos os meus méritos nesta obra, pois que a ideia nem sequer foi minha: de mim, só houve a fraqueza de ceder à tentação do convite desse anfitrião da Poesia, desse professor de Amizades que é José da Cruz Santos, da Editora Modo de Ler. De mim, sobra, também, o texto introdutório que historia o meu percurso desde que, menino e moço, me encaminharam para os braços a poesia”.

Em representação da editora Modo de Ler, José da Cruz Santos, congratulou-se com lançamento desta obra. “É uma honra publicar este livro que reúne uma notável seleção de poemas. O livro distingue-se pela marca estética e diversidade de poemas, celebrando a literatura, a amizade e a poesia”.