Concertos de Ano Novo – onde pode assistir em Portugal

De norte a sul do país são vários os Concertos de Ano Novo que irão acontecer a partir do primeiro dia de 2017.

A tradição dos Concertos de Ano Novo da Sala Dourada da Musikverein de Viena propagou-se um pouco por todo o mundo. Portugal é um dos casos em que, de ano para ano, aumenta o número de espaços em que temos a felicidade de poder ver artistas essencialmente portugueses a interpretar Valsas, Marchas e Polcas.

Caso seja fã destes concertos, aqui fica um pequeno ‘guia’ elaborado por ordem alfabética.

 

ALMADA

Na Academia Almadense, dia 8 às 18 horas, a cantora Sofia Escobar, acompanhada pela Orquestra Promenade, interpretará melodias clássicas do cinema, com apresentação de Mário Augusto.

Peças de compositores como Richard Strauss, Aaron Copland, John Williams, Leonard Bernstein, Harold Harlem, Ennio Morricone, Andrew Lloyd Webber ou Jacques Offenbach fazem parte do alinhamento do concerto de Ano Novo “De Londres a Hollywood”, promovido pela Câmara Municipal de Almada.

 

AVEIRO

No Teatro Aveirense, dia 7 (às 21 horas) e dia 8 (às 17 horas, o Conservatório de Música da Jobra (CMJ) e a ART’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra irão realizar o seu tradicional Concerto de Ano Novo.

Este Concerto, ao estilo vienense, apresenta repertório clássico, interpretado pela Orquestra Clássica e Coros do CMJ e da ART’J. A direção de Orquestra está a cargo do Maestro André Granjo e terá como Solistas os Professores António Graça (acordeão) e Ana Barros (Soprano). 

Serão mais de cem músicos em palco.

 

CALDAS DA RAINHA

No Centro Cultural e Congressos, dia 8, às 16,30 horas, a Banda Comércio e Indústria, sob a direção do maestro Maestro Adelino Mota, apresentará no Grande Auditório o Concerto de Ano Novo.

Após alguns anos de colaboração com os grupos corais da cidade, decidiu-se este ano fazer um concerto com outro formato. Serão quatro os solistas convidados e o programa será baseado essencialmente em obras da dita música erudita, embora a banda vá interpretar, em primeira audição, algumas obras transcritas e arranjadas para este concerto.

 

GUIMARÃES

No Centro Cultural Vila Flor, dia 1, às 17 horas, o Grande Auditório do CCVF, recebe a Orquestra de Guimarães para o tradicional Concerto de Ano Novo. Sob a direção do maestro Vítor Matos, serão interpretadas obras de Strauss, Rossini e Bizet.

 

LISBOA

No CCB – Centro Cultural de Belém, dia 1, às 17 horas, Poderá entrar em 2017 com o pé direito assistindo ao espetáculo que a Orquestra Metropolitana de Lisboa irá apresentar no Grande Auditório.

Juntando a sedução das valsas à determinação das marchas, pontuando com a fogosidade das polcas e tudo se misturará nos ocultos sortilégios de um mago da boa-disposição, o maestro Sebastian Perlowski.

 

No Coliseu de Lisboa, dia 7 às 18 horas, terá lugar o Grande Concerto de Ano Novo com a Strauss Festival Orchestra e o Strauss Festival Ballet Ensemble.

Serão interpretados títulos tão conhecidos de Johann Strauss, como Napoleão, Festa das flores, Klipp Klapp, A valsa do imperador ou Champagne. Não faltará a valsa mais célebre de todas, o magnifico Danúbio Azul, nem a marcha Radetzky que, ao compasso das palmas do público, fecha a noite habitualmente.

 

LOULÉ

No Cine-Teatro Louletano, dia 1 às 16 e 18 horas, a Orquestra Clássica do Sul dará o seu Concerto de Ano Novo.

Ao estilo de Viena, serão interpretadas valsas e polcas de Strauss, para além de outros clássicos de Mozart, Haydn, Bartók, Beethoven e Brahms. Estes concertos serão dirigidos pelo convidado Ben Palmer, maestro de carreira internacional que virá de Londres propositadamente.