FESTA DAS CHOURIÇAS DE QUERENÇA É JÁ NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA – ENTRADA LIVRE.

É já no próximo fim de semana, dias 21 e 22 de janeiro, que Querença acolhe a tradicional Festa em Honra de S. Luís, vulgarmente designada por Festa das Chouriças, um dos maiores cartazes gastronómicos do Algarve.

Esta festa tradicional em louvor de S. Luís, Santo Protetor dos animais, é uma das principais atrações turísticas do Concelho de Loulé, que alia a gastronomia a uma forte componente religiosa, em que as tradições do Algarve rural estão bem presentes.

As raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a S. Luis, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protetor as melhores chouriças caseiras.

Numa iniciativa promovida pela Comissão de Festas da Paróquia, com o apoio da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, da Câmara Municipal de Loulé e da Casa do Povo de Querença, a Festa terá início no sábado, dia 21 de janeiro, com uma grandiosa Noite de Fados, que decorrerá na Casa do Povo de Querença, pelas 21h00.

No domingo, dia 22, a partir das 11h00 e durante a tarde, os visitantes poderão degustar a chouriça assada nos vários estabelecimentos de Querença, alguns localizados no Largo da Igreja.

A celebração religiosa terá início às 14h30, com a Missa na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo Padre Carlos Matos, à qual se seguirá a Procissão Solene com a imagem de S. Luís pelas ruas da aldeia.

Pelas 16h00, terá início o habitual e sempre animado leilão de chouriças, onde o público poderá participar e adquirir a rainha da festa, a chouriça.

Haverá, das 10h00 às 18h00, um Mercadinho com exposição e venda de artesanato e produtos locais, representativos da região, e a partir das 19h00, no Salão de Festas da Casa do Povo, haverá um baile animado pela acordeonista Telma Santos.

A entrada é livre.