Filipe Albuquerque – empurrado para 2º por falta de 'fair-play' de um dos seus adversários nas 24h de Daytona

A cinco minutos da final das 24h de Daytona, Filipe Albuquerque estava na frente quando o adversário em segundo lugar, numa ânsia desmedida para vencer, dá um toque pouco ortodoxo na traseira do Cadillac do piloto português e o leva a um pião.

Embora retomando a prova, ao piloto português, apenas restava o segundo lugar. Contrariamente ao que seria expectável, a direção de corrida, ignorou o incidente não havendo, por isso, qualquer penalização. Restava assim ao trio luso-brasileiro contentar-se com o segundo lugar final. Um segundo lugar que não espelha a performance de Filipe Albuquerque, João Barbosa e Christian Fittipaldi que ao volante do novo Cadillac da Action Express Racing fizeram uma prova brilhante pertencendo-lhes a volta mais rápida da prova com 1.36.269.

Foi um desfecho inglório e pouco aceitável depois de uma prova extraordinária. No final Filipe não escondia a insatisfação pela falta de ‘fair-play’ dos seus adversários dizendo: “Não foi um derrota porque no meu modo de ver a competição, não é assim que se fazem ultrapassagens. Foi um toque intencional, a direção de prova não entendeu assim. Mas toda a gente viu o que aconteceu. O espetáculo das 24h de Daytona acabou por ficar manchado ao cair do pano. É pena. Assim, este segundo lugar é para nós uma vitória. Tenho o sentimento de dever cumprido. Fizemos uma corrida eximia e sem erros. Não há muitas mais palavras depois do que aconteceu. Estamos tristes mas cientes que em pista fomos melhores, muito melhores”.