Terras Sem Sombra – apresentado hoje em Sevilha, Espanha


Teve hoje lugar em Sevilha, no Consulado Geral de Portugal, a primeira etapa da “Embaixada do Alentejo” para apresentação do festival Terras Sem Sombra.

Na conferência de imprensa estiveram presentes os autarcas de todos os municípios envolvidos no festival, assim como artistas espanhóis que este ano nele irão atuar. Marcaram presença o maestro João Guilherme Ripper (compositor da primeira ópera construída no Baixo Alentejo) e os artistas Miguel Ángel Cortés, Fahmi Alqhai e Esperanza Fernández que confessou ter “Um carinho muito grande pelo Alentejo”.

Jorge Monteiro, Cônsul Geral de Portugal em Sevilha, destacou “a existência de um Alentejo moderno que se perfila como um destino de excelência para a música erudita em cenários de exceção” considerando ser “extremamente importante para Portugal” a apresentação do festival na Andaluzia dada a sua proximidade com o Alentejo e as implicações que poderá ter “tanto na área do turismo como no comércio” uma vez que sendo a quarta cidade de Espanha, a comunidade é a “mais populosa de Espanha”, com cerca de oito milhões e meio de habitantes.

Vítor Silva, Presidente da ARPTA – Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – salientou o Alentejo “como um território de experiências únicas como as proporcionadas pelo Festival” uma vez que a cultura é um veículo de aproximação entre os povos.

A terminar a conferência de Imprensa, o diretor artístico do festival, Juan Ángel Vela del Campo, sublinhou que “Portugal oferece algo que em Espanha já se perdeu, a capacidade de bem acolher”.

A escola profissional de Alvito foi a responsável pela conceção e confeção dos produtos regionais apresentados a degustação no final da apresentação. Ao vivo foram confecionados uma Encharcada do Convento de Sta. Clara e um shot de Açorda Alentejana. Os presentes puderam ainda saborear Migas Alentejanas com uma espetada Terra e Mar e salada de batata , assim como pimentos assados com Cavala.

Ao longo dos anos, este projeto tem sido um exemplo de ‘articulação e participação’ das mais variadas entidades da região levando a cabo, não só, um festival de prestigio e referência internacional, mas também esta “embaixada” a qual ultrapassando a vertente cultural potencia o comércio e turismo. A confirmar este propósito, sob a égide do Consulado-Geral de Portugal, terá lugar um encontro entre autarcas, agentes culturais e económicos de ambos os lados da raia, sendo a comitiva portuguesa recebida, amanhã, dia 3 de Fevereiro, pelo Alcaide de Sevilha e pelo presidente da Diputación Provincial.

Um destaque especial para o concerto “ Imenso Sul “ que terá lugar em Sevilha, no próximo dia 4, pelas 20 horas, e que contará com a participação do Rancho Cantadores da Aldeia Nova de São Bento, os Cantadores do Desassossego, Esperanza Fernandez, Miguel Ángel Cortés, Árcangel e Fahmi Alqhai.

O Festival “Terras Sem Sombra” vai decorrer entre 11 de fevereiro e 1 de julho, tendo como ‘palcos’ os concelhos de Almodôvar, Sines, Santiago do Cacém, Ferreira do Alentejo, Odemira, Serpa, Castro Verde e Beja.

Os concertos, com entrada gratuita, são aos sábados à noite (sempre em monumentos, maioritariamente igrejas), sendo antecedidos por visitas guiadas ao património das cidades e vilas que pertencem ao roteiro do evento.

Aos domingos de manhã, terão lugar as atividades de divulgação e sensibilização para os tesouros naturais alentejanos.

Pensado para as pessoas, este Festival, tem uma outra componente de relevo que é a divulgação dos produtos regionais do Baixo Alentejo, sendo o produto em destaque, este ano, o AZEITE.

 

Poderá consultar toda a programação do Festival “Terras Sem Sombraaqui.