Meia Maratona de Lisboa já ultrapassou as 20 mil inscrições.


A prova que se irá realizar no próximo dia 19 de março, conta já com mais de vinte mil inscritos, dos quais, quatro mil são estrangeiros. Revelação feita ontem por Carlos Moia na conferência de imprensa de apresentação da mítica prova.

Segundo Carlos Moia – Presidente do Maratona Clube de Portugal -, a edição deste ano da EDP Meia Maratona de Lisboa irá contar com “a melhor elite de sempre, com um leque de atletas fantástico”, “particularmente no setor feminino” estando já confirmadas as presenças de  Jemina Sungong e Vivian Cheruiyot, campeãs olímpicas e da campeã mundial em título, a etíope Mare Dibaba. Dulce Félix e Jéssica Augusto são as presenças  nacionais já confirmadas.

A participação da ‘élite’ masculina tem já confirmados atletas cujos tempos são abaixo dos sessenta minutos, tais como o eritreu Nguse Amloson assim como os quenianos Wangari Mwangi e Simon Cheprot. Hermano Ferreira, Rui Silva, José Moreira, Ricardo Ribas e Rui Teixeira, são os portugueses em destaque.

Mo Farah, o britânico nascido na Somália, que venceu a edição da prova lisboeta em 2015, então com o recorde europeu de 59:32 foi referido como uma perda para a prova uma vez que não poderá estar presente devido à proibição de entrada nos Estados Unidos da América, país onde reside. Contudo, Jorge Máximo – vereador do Desporto da autarquia de Lisboa – lamentando a situação minimizou-a referindo que a prova “tem demasiados trunfos para que não seja considerada a maratona de referência a nível mundial”.

A EDP Meia Maratona de Lisboa  é detentora do“Gold Label Road Race” da Associação Internacional de Federações de Atletismo – IAAF, sendo uma das “principais bandeiras” no processo de candidatura que Lisboa apresentou, a “Capital Europeia do Desporto 2021”.

O programa da Meia Maratona de Lisboa poderá ser consultado aqui.