Luta contra o Cancro – Hospital do Barreiro e Associação Amar a Vida, dão as mãos.

Em Portugal morrem todos os dias 70 pessoas com cancro. Segundo as estatísticas, um em cada dois homens e uma em cada 3 mulheres podem vir a desenvolver cancro nos próximos anos. Dizem os especialistas que as chaves para a cura são o diagnóstico precoce e a prevenção.

Para sensibilizar a população da necessidade da prevenção e diagnóstico precoce da doença, o Hospital do Barreiro (Centro Hospitalar do Barreiro-Montijo) e a Associação Amar a Vida, vão levar a efeito, no próximo dia 8 de abril, o 1º Evento de Indoor Cycling de Apoio à Doença Oncológica.

A ação que decorrerá, entre as 10 e as 15 horas, no edifício das consultas externas do Hospital do Barreiro, tem como lema “Pedalar para juntos sensibilizar”. Os aderentes à iniciativa terão à sua disposição 50 bicicletas estáticas, sendo convidados a pedalarem uma hora. Cada participante contará com um seguro desportivo, uma garrafa de água, uma barra energética, e uma peça de fruta, mediante o pagamento ‘simbólico’ de 5 euros, sendo que os valores realizados reverterão a favor do Serviço Oncologia daquele Centro Hospitalar.

A participação de todos é fundamental para ajudar no combate daquela que é uma das doenças mais devastadoras dos nossos tempos. Os que não tenham especial apetência para ‘pedalar’ podem manifestar a sua solidariedade comparecendo, e caso desejem, darem o seu contributo o qual será importante para a ajuda de doentes oncológicos.

Poderá fazer a sua inscrição ou obter informações pelo e-mail associaçã[email protected] ou pelo telefone 964 317 921.

 

Sobre:

A Associação Amar a Vida é uma instituição sem fins lucrativos que tendo como principio “O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de viver os seus sonhos, cada qual com o seu talento” vem desenvolvendo várias iniciativas no concelho do Barreiro (e circundantes), tais como eventos, workshops, festivais e palestras, no intuito da ajuda dos que dela carecem.

 

A Unidade Funcional de Oncologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo iniciou a sua atividade em 1994, embora remonte a 1987 a apresentação de um “esboço” que avançava com um “projeto de criação” da Unidade. Possui uma equipa multidisciplinar” que vem desenvolvendo “práticas de qualidade” contribuindo para “desenvolver a instituição e a região”. No seu curto historial regista marcos tão importantes como o reconhecimento de “idoneidade formativa”, tendo recebido o 1º interno de especialidade, em 2006 e em 2016 viu concluído, com êxito, o processo de “creditação de qualidade”, sendo reconhecida pelos seus indicadores de “boas práticas oncológicas”.