10ª Edição de “O Peixe em Lisboa” abriu ontem ao público


O mais emblemático evento gastronómico português, foi ontem aberto ao público no recém-inaugurado Pavilhão Carlos Lopes com a presença do Presidente da Camara Municipal de Lisboa Fernando Medina.

De 30 de março e 9 de abril, à semelhança de anos anteriores, prestigiados chefes nacionais e internacionais, prometem apresentar iguarias de fazer crescer água na boca aos amantes da boa mesa, sendo considerado como uma das iniciativas “fundamentais para a promoção da gastronomia portuguesa. O evento é organizado pela Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa,.

O novo local – Pavilhão Carlos Lopes – introduz uma nova dinâmica ao Peixe em Lisboa, havendo 10 restaurantes a funcionar em permanência. São eles: O Boi-Cavalo com a cozinha de Hugo Brito, Rabo de Pexe, com a cozinha oriental de Paulo Morais, a Taberna da Rua das Flores, do chefe André Magalhães, o Ibo, com cozinha portuguesa e moçambicana do chefe João Pedrosa, o Chapitô à mesa, Bertílio Gomes, o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, com Pascal Meynard, o Arola, do Penha Longa, chefiado por Milton Anes, que acaba de ser distinguido com uma das famosas estrelas, o chefe Kiko Martins dos restaurantes O Talho, a Cevicheria e d’ O Asiático, e por fim o Ribamar de Sesimbra, de Hélder Chagas. O restaurante estreia desta edição é o Restaurante Alma de Henrique Sá Pessoa.

Este ano O Peixe em Lisboa, traz-nos pela primeira vez o Concurso das Pataniscas, para além de outras provas já habituais como o “ADN de Pasteleiro” e o sempre concorrido concurso de “ O melhor Pastel de Nata”.

Os mais pequenos não foram, esquecidos e têm uma área exclusivamente dedicada a eles onde o peixe e o marisco serão as estrelas principais e onde poderão aprender a confecionar alguns pratos.

O Mercado Gourmet, continua a marcar presença no evento, com uma variada oferta de produtos de mercearia fina, azeites, doces, queijos, enchidos, vinhos e conservas entre outros.

No “Peixe em Lisboa” Fernando Medina, mostrou-se curioso e interessado, fazendo questão de cumprimentar os chefes e expositores presentes, tendo sido brindado com o tradicional pregão da Dª Açucena, presença assídua deste evento, dedicado ao presidente da capital “Senhor Presidente Medina quer garoupa ou corvina”.

“Uma conjugação feliz no novo espaço devolvido à cidade num evento que se afirma como um marco na gastronomia da cidade, do turismo, mas também de convívio”, diz o Presidente da Câmara de Lisboa que deixa o convite “será uma grande edição que vale a pena visitar!”. Não há duvida que “Come-se cada vez melhor em Lisboa”.