Tito Paris agraciado com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito por Marcelo Rebelo de Sousa


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa agraciou, ontem (8), o músico, cantor e compositor cabo-verdiano Tito Paris, com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito.

O Presidente da República, afirmou querer iniciar simbolicamente a visita de Estado a Cabo Verde, condecorando ainda em Lisboa, Tito Paris, que nas suas palavras “tem sido um embaixador voluntario e entusiasta da música de Cabo Verde, o seu e quase nosso país”.

Marcelo Rebelo de Sousa, justifica esta condecoração dizendo que “mais do que a política, mais do que os negócios, mais do que que a economia, mais do que as finanças, é a cultura o que importa”.

Tito Paris, nasceu no Mindelo a 30 de maio de 1963, começando aí o seu percurso musical. No início dos anos 80, a convite de Bana, instala-se em Portugal tendo feito parte do grupo musical Voz de Cabo Verde.

Desde então Lisboa passou a ser a sua cidade. Lançou o seu primeiro álbum em 1987. Muitos outros se seguiram. “Os seus trabalhos encontram-se à venda pelo mundo fora, desde Paris a Nova Iorque, divulgando a música de Cabo Verde e o seu talento como instrumentista e como cantor”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Tito Paris já tinha sido condecorado pelo Governo de Cabo Verde, com a Medalha de Mérito Cultural do primeiro grau, recebendo agora a sua 2ª. Condecoração.

Visivelmente emocionado, Tito, diz que sente uma grande responsabilidade, por ter recebido esta condecoração e que vai continuar a ser a pessoa que é e que sempre foi, prometendo que o vamos continuar a ouvir tocar e cantar nesta cidade que também é a dele há mais de 20 anos.