Cascais recebe Pintura Flamenga: De Rubens A Van Dyck


O Centro Cultural de Cascais inaugurou no passado dia 6 uma exposição de Pintura Flamenga com obras de artistas como Rubens, Brueghel e Van Dyck, pertencentes à Coleção Gerstenmaier.

No total são 67 obras. “De Rubens A Van Dyck – Pintura Flamenga da Coleção Gerstenmaier” é o título da exposição que estará aberta ao público até ao próximo dia 2 de julho, no Centro Cultural de Cascais.

Numa visita guiada aos jornalistas, o coleccionador alemão Hans Rudolf Garstenmaier, de 88 anos, que reside em Madrid há 30, fez uma breve análise sobre os quadros, realçando que esta é a primeira vez que as apresenta em Portugal.

“A colecção é uma expressão de um gosto pessoal e do espaço ambiental onde se vive. E é o resultado de uma preferência pela pintura flamenga dos séculos gloriosos que vão do século XV e do XVI ao XVII”, disse.

Paisagens, pinturas religiosas, retratos, temas mitológicos e naturezas mortas constituem as obras que recorrem ao uso de cores vivas.

Apesar de todas as obras assumirem um significado muito especial para Garstenmaier, o coleccionador considera a obra morta de Jan Van Kessel O Velho uma das mais importantes. Para além das suas grandes dimensões “reúne elementos como flores, frutas, legumes, jarrões, tudo isto enquadrado por tecidos e por uma magnífica crepuscular”.

Um percurso de dois séculos que pode ser visto através desta exposição até ao dia 2 de julho, no Centro Cultural de Cascais.