Debaixo dos Nossos Pés | Pavimentos Históricos de Lisboa


Inaugurada ontem, dia 18, no Torreão Poente da Praça do Comercio, a exposição Debaixo dos Nossos Pés | Pavimentos Históricos de Lisboa, convida-nos a olhar para o chão que pisamos todos dias.

Chamar a atenção para o chão que todos os dias pisamos, deter os olhos nos padrões da calçada portuguesa que mãos hábeis fizeram, constitui um tributo a todos os que possibilitaram que percorrêssemos Lisboa ao longo de tantos e tantos séculos.

Estudar e analisar os pavimentos de uma cidade tão antiga quanto Lisboa significa conhecer a própria cidade. Nesta exposição, o Museu de Lisboa aborda um dos temas raras vezes explorado: as técnicas, materiais, formas, composições e cores que revestiram o chão que pisamos, desde a Pré-História até ao início do século XX.

Acompanhados pela arqueóloga Lídia Fernandes, uma das comissarias desta exposição, visitamos as varias salas do Torreão, onde podemos ver amostras de pavimentos de Lisboa, ao longo dos tempos e permite perceber a evolução económica e social da cidade, uma vez que os recursos disponíveis foram sofrendo alterações ao longo dos tempos. 

Nas palavras desta arqueóloga “Essa alternância entre soluções mais complexas e boas também tem a ver com a própria economia, com a sociedade da época “, acrescentando ainda que “Os pavimentos permitem estabelecer fatias históricas. Tudo o que está por baixo é anterior e tudo o que está por cima será posterior, se os conseguirmos datar é ótimo”, explica esta arqueóloga em Lisboa há 29 anos. “Perante os pavimentos existentes, eles significam que houve outros que não funcionaram ou deixaram de funcionar. Interessou-nos tornar isso uma evidência.”

Numa das salas, virada ao Tejo, podemos apreciar pinturas de Alfredo Roque Gameiro, retratando ruas da Lisboa Antiga e um vídeo mostrando igualmente a Lisboa das décadas de 60 e 70.

Moldes em madeira utilizados para fazer os “desenhos” da calçada portuguesa, alguns reproduzidos na Av. da Liberdade, materiais usados pelos calceteiros e ainda tabuleiros de jogos feitos nas soleiras das portas das casas, são outras das preciosidades que podemos apreciar.

A Exposição poderá ser visitada no Torreão Poente da Praça do Comércio, de 19 de abril a 24 de setembro de 2017, de terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h30)