Rali da Polónia – UM SHAKEDOWN MUITO ENLAMEADO

Na sequência das trovoadas e chuva da noite anterior, o shakedown desta manhã para o Rali da Polónia cedo se transformou num pesadelo, tal o volume de lama acumulada na classificativa.

Andreas Mikkelsen, Craig Breen e Stéphane Lefebvre aproveitaram-no, assim, para trabalhar nos set-ups do seus Citroën C3 WRC de modo a melhor enfrentarem estas condições tão específicas.

Depois dos reconhecimentos para o rali terem decorrido sob um sol estival, as tempestades eclodiram durante a noite de ontem, levando a que o troço do shakedown ficasse bastante ensopado, tal como aconteceu com as especiais que vão ser percorridas ao longo do fim de semana.

Na sua primeira saída para o troço, Andreas Mikkelsen deparou-se com um problema eletrónico que o forçou a regressar ao Parque de Assistência. Regressando logo a seguir, o piloto norueguês deparou-se com um piso já bastante degradado pela passagem repetida das viaturas.

Até final da manhã, os três pilotos da Citroën Total Abu Dhabi WRT trabalharam nas diferentes configurações das suspensões para estas novas condições.

Mikkelsen foi o mais rápido dos pilotos do C3 WRC, estabelecendo o seu melhor tempo na 4ª das suas 5 visitas saídas para a especial, com 2m15,2s. “Não pudemos aproveitar a nossa primeira saída devido a um pequeno problema técnico. Na segunda passagem, quando o piso estava já bastante degradado, verificámos não ser fácil testar as nossas configurações, pois as condições eram bastante diferentes das que conheceramos nos treinos. Ainda assim, procedemos a pequenos ajustes. Se continuar a chover, o trabalho realizado esta manhã será bastante útil.” referiu Andreas Mikkelsen.

Por seu turno Stéphane Lefebvre que obteve um tempo de 2m16,0s, adiantou “Sinto-me bem ao volante, mas ainda nos falta motricidade e performance pura. Trabalhámos esta manhã testando diferentes set-ups das suspensões. Os engenheiros irão agora trabalhar para determinar as melhores soluções. Eu preferiria que o tempo melhorasse e secasse as Especiais, tal seria provavelmente muito mais confortável.”

Craig Breen, que fez 2m16,6s, referiu “Com a chuva que caiu durante a noite, a estrada rapidamente se deteriorou. Na nossa última passagem mais parecia um campo de batalha do que uma especial de ralis! Testámos muita coisas para estas condições, mas acho que vamos ter um rali difícil, sendo que tudo dependerá da evolução das condições meteorológicas.”

Segue-se na tarde de hoje a chegada à Praça de Mikolajki para a cerimónia de Partida, seguindo-se a classificativa de abertura do Rali da Polónia, na Super Especial de Mikolajki Arena, a partir das 19h08 locais (16h08 em Portugal).

 

Programa da prova:

AMANHÃ, SEXTA-FEIRA, 30 JUNHO

06h25: Assistência A (Mikolajki – 18’)

07h15: ES2 – Chmielewo 1 (6,52 km)

09h00: ES3 – Wieliczki 1 (15,96 km)

09h55: ES4 – Swietajno 1 (19,60 km)

10h40: ES5 – Stare Juchy 1 (13,50 km)

12h40: Assistência B (Mikolajki – 33’)

13h45: ES6 – Chmielewo 2 (6,52 km)

15h30: ES7 – Wieliczki 2 (15,96 km)

16h25: ES8 – Swietajno 2 (19,60 km)

17h10: ES9 – Stare Juchy 2 (13,50 km)

19h08: ES10 – Mikolajki Arena 2 (2,50 km)

19h38: Assistência C (Mikolajki – 48’)

 

SÁBADO, 1 JULHO

07h45: Assistência D (Mikolajki – 18’)

08h08: ES11 – Baranowo 1 (15,55 km)

09h20: ES12 – Pozezdrze 1 (24,28 km)

10h45: ES13 – Goldap 1 (14,75 km)

11h35: ES14 – Kruklanki 1 (19,58 km)

13h12: Assistência E (Mikolajki – 33’)

14h08: ES15 – Baranowo 2 (15,55 km)

15h20: ES16 – Pozezdrze 2 (24,28 km)

16h45: ES17 – Goldap 2 (14,75 km)

17h35: ES18 – Kruklanki 2 (19,58 km)

19h30: ES19 – Mikolajki Arena 3 (2,50 km)

20h00: Assistência F (Mikolajki – 48’)

 

DOMINGO, 2 JULHO

06h40: Assistência G (Mikolajki – 18’)

08h10: ES20 – Orzysz 1 (11,15 km)

09h08: ES21 – Paprotki 1 (18,68 km)

10h45: ES22 – Orzysz 2 (11,15 km)

12h18: ES23 – Paprotki 2

 Power Stage (18,68 km)

13h40: Assistência H (Mikolajki – 13’)

14h30: Pódio (Mikolajki)