“Pinking” – Uma nova categoria de vinho português, única no mundo

Fresco e aromático, persistente na boca, com 13º de teor alcoólico, vinificado com 100% de uvas brancas da casta Síria, é o único no mundo que apresenta coloração rosa salmão no vinho final.

O pinking é, normalmente, uma situação pouco comum, até aqui considerada problemática, em que um vinho branco se torna rosado, usualmente após o engarrafamento. O comportamento da casta Síria, espécie tipicamente portuguesa e rainha das castas brancas na Região Demarcada da Beira Interior, nomeadamente na sub-região de Castelo Rodrigo, era algo que preocupava os produtores e as adegas desta zona, dada a frequência com que ocorre. Era um defeito da casta!

Jenny Silva, enóloga na Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, lançou as mãos à investigação sobre a formação do pinking nos vinhos brancos, tendo o tema sido escolhido para a sua tese de mestrado em Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em conjunto com Fernando Nunes e Fernanda Cosme, docentes e investigadores do Centro de Química desta universidade.

Contrariamente ao que anteriormente era considerado, o pinking, não é um problema, mas sim uma virtude. A investigação permitiu concluir que o pinking é um processo natural que acontece nos vinhos de uvas brancas e que está relacionado com as condições climáticas. Segundo Jenny, este fenómeno está relacionado “nomeadamente com a temperatura média registada nos dez primeiros dias do mês de outubro, que é o período coincidente com o final do processo de maturação das uvas brancas nesta região da Beira Interior”.

A cor não é a única característica que torna o vinho especial uma vez que por razões climáticas poderá não haver condições para o produzir todos os anos “é como se fosse um vintage. Podemos compará-lo ao vinho do Porto – nem todos os anos são vintage“, afirma Jenny Silva.

A Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo pediu a patente nacional e internacional do “Pinking”, uma vez que a descoberta, publicada em reconhecida revista cientifica (Journal of Agricultural and Food Chemistry), despertou já o interesse de produtores internacionais confrontados com o mesmo problema.

A partir de agora, para além dos brancos, dos tintos e dos rosés, passam a existir também os pinking. Uma categoria produto da investigação nacional.

São 7.000 as garrafas à venda, desde o passado dia 7, prometendo a Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo outras novidades, como o espumante pinking, que deverá ser apresentado no próximo ano.