Grande Prémio de Romance e Novela – Ana Margarida de Carvalho é a vencedora.

"Não se pode morar nos olhos de um gato" de Ana Margarida de Carvalho foi a obra vencedora do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), entregue por Luís Filipe Castro Mendes, Ministro da Cultura, no passado dia 7 no Palácio Galveias, em Lisboa.

Grande Prémio de Romance e Novela - Ana Margarida de Carvalho é a vencedora.

Sobre a atribuição do prémio a APE esclarece: “O júri, constituído por José Correia Tavares, que presidiu, Isabel Cristina Rodrigues, José Carlos Seabra Pereira, Luís Mourão, Paula Mendes Coelho e Teresa Carvalho, ao reunir pela quarta vez, deliberou por maioria, pois Luís Mourão votou em ‘A Gorda’, de Isabela Figueiredo.

O prémio, com o valor pecuniário de 15.000 euros, teve a concurso 93 livros publicados em 2016, com a chancela de 44 editoras.

Ana Margarida Carvalho, que recebe pela segunda vez o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, é finalista do Prémio Oceanos, do Brasil, com esta obra.

“Não se pode morar nos olhos de um gato”, já havia recebido a distinção de “livro do ano”, pelo Jornal Público e nomeado para “melhor livro de ficção narrativa” aos Prémios Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores

Ana Margarida de Carvalho nasceu em Lisboa, onde se licenciou em Direito. Como jornalista, viu os seus méritos reconhecidos em vários trabalhos tendo, entre outros, recebido os prémios Gazeta Revelação do Clube de Jornalistas de Lisboa, o do Clube de Jornalistas do Porto e o da Casa de Imprensa. O seu primeiro romance, “Que Importa a Fúria do Mar”, foi o vencedor, por unanimidade, do Grande Prémio de Romance e Novela APE, em 2013.