Início Atualidade Presidente da Colômbia esteve em Portugal

Presidente da Colômbia esteve em Portugal

Juan Manuel Santos, esteve ontem em Lisboa, em visita de estado, tendo cumprido uma sobrecarregada agenda.

165
Presidente da Colômbia esteve em Portugal

Com o objetivo de consolidar e aprofundar as sólidas relações luso-colombianas em todas as suas dimensões, a visita teve inicio com a receção de Marcelo Rebelo de Sousa a Juan Manuel Santos na Praça do Império, em Belém, com honras militares.

Após as boas-vindas, o Presidente colombiano reuniu-se com o Presidente português, no Palácio de Belém, e com o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio das Necessidades, aí tendo assinado um memorando de entendimento entre o Instituto Camões e a Agência Presidencial de Cooperação Internacional da Colômbia, para a criação de um “programa de cooperação triangular”.

Após o almoço oferecido pelo primeiro-ministro, o Presidente da República da Colômbia recebeu um doutoramento ‘honoris causa’ pela Universidade Nova de Lisboa.

Seguiu-se uma visita à Assembleia da República, onde Juan Manuel Santos se encontrou com Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, tendo de seguida discursado em cerimónia em sua honra a qual foi conduzida pelo antigo Presidente da República António Ramalho Eanes.

A agenda de Juan Manuel Santos viria a completar-se com a assinatura de uma declaração conjunta para a criação de um Conselho Estratégico Portugal-Colômbia no encontro com empresários portugueses e colombianos e um jantar oficial oferecido por Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio da Ajuda.