Presidente da Colômbia esteve em Portugal

Juan Manuel Santos, esteve ontem em Lisboa, em visita de estado, tendo cumprido uma sobrecarregada agenda.

Presidente da Colômbia esteve em Portugal

Com o objetivo de consolidar e aprofundar as sólidas relações luso-colombianas em todas as suas dimensões, a visita teve inicio com a receção de Marcelo Rebelo de Sousa a Juan Manuel Santos na Praça do Império, em Belém, com honras militares.

Após as boas-vindas, o Presidente colombiano reuniu-se com o Presidente português, no Palácio de Belém, e com o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio das Necessidades, aí tendo assinado um memorando de entendimento entre o Instituto Camões e a Agência Presidencial de Cooperação Internacional da Colômbia, para a criação de um “programa de cooperação triangular”.

Após o almoço oferecido pelo primeiro-ministro, o Presidente da República da Colômbia recebeu um doutoramento ‘honoris causa’ pela Universidade Nova de Lisboa.

Seguiu-se uma visita à Assembleia da República, onde Juan Manuel Santos se encontrou com Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, tendo de seguida discursado em cerimónia em sua honra a qual foi conduzida pelo antigo Presidente da República António Ramalho Eanes.

A agenda de Juan Manuel Santos viria a completar-se com a assinatura de uma declaração conjunta para a criação de um Conselho Estratégico Portugal-Colômbia no encontro com empresários portugueses e colombianos e um jantar oficial oferecido por Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio da Ajuda.