MADEIRA – MUSEUS E ABM ESGOTARAM INSCRIÇÕES

CERCA DE 3 CENTENAS PARTICIPARAM NAS OFICINAS CULTURAIS DE CARNAVAL

® DR

As atividades desenvolvidas, nesta quadra carnavalesca, pelos Museus sob a tutela do Governo Regional, cativaram o público e esgotaram as suas edições. No total, cerca de 300 pessoas participaram nestas ações, desenvolvidas em pouco mais de uma semana. Adesão que a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, valoriza «na medida em que reflete uma procura em crescendo à qual importa, cada vez mais, corresponder, na base de uma estratégia do Governo Regional que tem sido bem-sucedida ao potenciar estes programas culturais junto dos nossos visitantes mas, sobretudo, da população residente».

Segundo explica, «cada um dos nossos Museus associou-se ao programa oficial de Carnaval e soube apresentar uma oferta variada que superou as expetativas, tanto junto do público infantojuvenil quanto do sénior, enriquecendo o cartaz e complementando toda a animação prevista para este período».

As “Cem partidas de Carnaval”, que animaram a Casa Museu Frederico de Freitas – atividade destinada às escolas do Pré e Primeiro Ciclo, através da qual as crianças criaram as suas próprias máscaras – culminaram, esta tarde, através da realização de um mini Cortejo que juntou cerca de 100 crianças, onde foram precisamente expostos os trabalhos realizados.

No MUDAS. Museu de Arte Contemporânea, 20 crianças das escolas do 2º ciclo da Calheta participaram, a 9 de fevereiro, na criação da ideia do retrato como máscara, embora tenha sido no sábado, dia 10, que as expectativas foram totalmente superadas: o Serviço Educativo teve de realizar vários turnos para responder às inscrições para a atividade dedicada às famílias, que juntou cerca de 30 participantes.

A Oficina “O Senhor do seu Nariz”, desenvolvida no Núcleo Brum do Canto, no Porto Santo, destinada a crianças e adolescentes, atingiu em pleno os seus objetivos, tendo envolvido, no total, mais de 50 participantes. Trabalhos que ficarão em exposição, no Centro Cultural e de Congressos daquela ilha, até ao próximo domingo, dia 18 de fevereiro.

Já no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira , o Ateliê de Carnaval “Chapéus há muitos”, destinado a crianças entre os 8 e os 12 anos de idade, contou com 20 participantes, aos quais acrescem mais de 50 idosos que estiveram envolvidos, até dia 15 de fevereiro, na atividade de Carnaval vocacionada ao público sénior.

Por último, será importante referir que, no Aeroporto Internacional da Madeira, continua patente ao público, até ao dia 22 de fevereiro, uma exposição de máscaras de Carnaval que tem como objetivo apresentar aos visitantes que chegam à nossa ilha, vários tipos de máscaras utilizadas no dia do “Entrudo”, abordando e perpetuando estes elementos que possuem uma função simbólica e social e fazem parte do nosso património cultural material e imaterial. Um projeto que resulta da parceria entre o Museu e a Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, da Ribeira Brava.