Peixe em Lisboa regressa em Abril recheado de novidades

É um dos eventos de gastronomia de maior referência no país e está de volta para a sua 11ª edição. O Peixe em Lisboa reúne Chefes de renome nacionais e internacionais que, entre os dias 5 e 15 de Abril, vão dar a conhecer ao público a sua experiência e conhecimento no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

Aldrabiscas

Uma iniciativa que conta com mais de uma década sucesso que se deve, segundo o Diretor do evento, Duarte Calvão, “ao êxito da própria cozinha portuguesa”.

O Peixe em Lisboa procura ser uma amostra do melhor que se faz em Portugal, enquadrado no nosso tema dos peixes e mariscos. Procura também mostrar o resto do país e a nível internacional”, explicou, acrescentando que “Ano após ano há cada vez mais reconhecimento, mais distinções, mais Chefes a fazer trabalhos interessantes, mais interesse por parte do público neste tipo de oferta gastronómica”.

O evento contará com a presença de Ashley Palmer-Watts, que se encontra à frente de Dinner, de Londres, a 8 de Abril e, no dia seguinte, é a vez de Anthony Genovese, Chefe do famoso e conceituado restaurante situado em Roma, II Pagliaccio.

Mas as surpresas não ficam por aqui. Ana Ros, eleita Melhor Chefe Feminina do Mundo em 2017 pelo seu trabalho no restaurante Hisa Franko, situado na zona rural da Eslovénia, também está confirmada no dia 10.

A estreia da cozinha chinesa no Peixe em Lisboa fica a cargo de Andrew Wong, dia 11, e no dia 13 Iván Dominguez, do restaurante Alborada, em Corunha, leva o que há de melhor na Cozinha Atlântica, com uma fortíssima componente de peixes e mariscos da região.

Um misto de culturas que para o Diretor do evento acaba por ser uma forma de ver “outras abordagens, novas técnicas e maneiras de trabalhar o peixe e o marisco”.

 Porém, Portugal também se encontra representado com vários nomes de renome entre os quais José Avillez, do Restaurante Belcanto, em Lisboa (dia 12),  João Rodrigues, do restaurante Feitoria, em Lisboa (dia 15),  e conta ainda com a presença de jovens Chefes tais como João Oliveira e Tiago Bonito, ambos vencedores de estrelas Michelin da última edição do Guia, Vasco Coelho Santos, Diogo Noronha e Diogo Rocha.

Uma programação que não deixa margem para dúvidas para a Câmara Municipal de Lisboa de que esta é uma das “melhores iniciativas que a cidade tem”.

“Este é o maior e melhor evento de gastronomia de mar do país. A gastronomia em Lisboa tem uma importância estratégia fundamental. Através de um projeto como este é possível termos, no fundo, o melhor peixe do mundo a ser cozinhado pelos melhores chefes nacionais. Promove a gastronomia nacional, promove o nosso produto nacional. E consegue acrescentar valor, porque através do peixe em Lisboa tem se vindo a melhorar a oferta gastronómica da cidade e com isso a criação de emprego e a valorização económica”, explicou o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro.

Tal como habitual 10 restaurantes da capital estarão abertos diariamente entre o meio-dia e a meia-noite para levar aos visitantes o que há de melhor na cozinha do mar.

E há margem do ano passado, está de regresso o Concurso de Pataniscas, que se realizará dia 9, e a eleição do “Melhor Pastel de Nata”, dia 11.

“As expectativas são bastante altas em termos da projeção que tem”, palavras do Diretor-Geral da ATL – Associação Turismo de Lisboa organizadora do evento, Vitor Costa, que vê nesta iniciativa “um conceito vencedor”.

“Por um lado ajuda o turismo, por outro lado estimula a nossa produção, toda a nossa estrutura, toda a nossa cadeia de valor nesta área. E o público em geral também pode contactar com esta realidade que vê pela televisão, pelas notícias e agora pode provar os grandes restaurantes, pode ter contacto direto com os grandes nomes nacionais e internacionais”, acrescentou.

Cada entrada de 1 dia custa 15 euros que dão direito a uma bebida e uma degustação. Porém, nos dias úteis, entre as 12h00 e as 15h00, a entrada no Peixe em Lisboa dá direito a duas degustações de cinco euros.

Mas as promoções não ficam por aqui. Segunda-feira (9) é “Dia Económico”, ou seja, uma entrada no valor de 15 euros dá o direito a um consumo de 10 euros nos restaurantes durante todo o dia.

De salientar que crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita e que entrada de grupo de cinco pessoas, durante um dia, fica por 60 euros.