Maratona BTT Castelo de Vide e Marvão 2018

Castelo de Vide recebeu a edição de 2018 da Maratona BTT Castelo de Vide e Marvão 2018, no passado dia 21 de abril.

Igor Amaral

Num dia em que o São Pedro não voltou a dar tréguas, foram cerca de 250 os atletas que fizeram frente à intempérie e seguiram para os trilhos que o Penhas BTTeam e EKOSIUVENIS preparam, numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Castelo de Vide e Câmara Municipal de Marvão.

A Maratona BTT Castelo de Vide e Marvão 2018 contava para a Taça de Portugal de XCM e para o Troféu de Maratonas da Beira Interior (Associação de Ciclismo da Beira Interior).

Duas distâncias estavam à disposição dos atletas, a Maratona Race de 48km com 950 D+ e a versão longa, a Maratona Endurance de 79km com 1600 D+.

As maratonas partiram em direção à Beirã às 9:30H e 9:45H, e com passagem lá bem no alto, perto de Marvão, pelas suas calçadas e caminhos ancestrais que deram o seu toque de adrenalina em descidas rápidas e molhadas, colocando à prova a perícia dos atletas. Com a chegada à Amieira, Castelo de Vide estava já no horizonte, mas até à meta, ainda iriam ter duas subidas de respeito, com a subida final pela Ladeira de Santo André, onde quem tivesse guardado mais energia iria certamente tirar partido e ganhar alguma vantagem.

A Maratona Endurance 79km dirigiu-se a Póvoa e Meadas, com passagem na ribeira da Vide. Antes do Menir, uma das zonas mais fustigadas pela chuva, atletas e máquinas defrontaram as primeiras dificuldades. Após o Menir (o maior da Península Ibérica), os Barrinhos, numa zona rápida com uma descida vertiginosa antes da subida até ao quarto abastecimento, em Póvoa e Meadas. Daí até Castelo de Vide era sempre a subir, com pouca inclinação, mas onde as forças armazenadas iriam fazer toda a diferença, até que no final, após a junção, a “temida” subida da Ladeira de Santo André, que acabou por ajudar a definir o vencedor à geral da Maratona Endurance 79km.

Na Maratona Race 48km o grande vencedor foi Rui Carvalho Team Bicicletas Santiago / ACD Carapalha) com o tempo de 01:48:08. Na vertente OPEN o vencedor foi Manelito Silva (REVO REVOLUTION ENERGY DRINK) com o tempo 01:55:16.

Por equipas, na Maratona Race 48km venceu a Team Bicicletas Santiago / ACD Carapalha com 4 pontos.

Na Maratona Endurance 79km o grande vencedor foi Alexandre Guilhoto (BTTGARDUNHA/FUNDÃO/J3LP/CREATE BY JF PEÇAS) com o tempo de 03:07:28. Na vertente OPEN o vencedor foi Nuno Fitas (União Ciclismo do Alentejo) com o tempo de 03:27:41.

Por equipas, na Maratona Endurance 79km venceu a Team Bicicletas Santiago / ACD Carapalha com 4 pontos.

A prova teve a colaboração de 100 elementos no STAFF, da GNR, dos Bombeiros de Castelo de Vide, Bombeiros de Marvão e de São Gonçalo, teve o apoio à organização da Junta de Freguesia de Santa Maria da Devesa, Junta de Freguesia de Santiago Maior, Junta de Freguesia de São João Baptista e Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas.

Todas as classificações poderão ser consultadas aqui.