Pitch-R “marcou golo” na final da Liga dos Campeões, em Kiev

A Nissan acaba de revelar, durante a final da Liga dos Campeões da UEFA de 2018, em Kiev, um robô autónomo que consegue desenhar campos de futebol onde exista espaço suficiente. Denominado Pitch-R, o robô é inspirado pela tecnologia avançada de assistência ao condutor ProPilot da Nissan.

® DR

O Nissan ProPilot está disponível no novo Nissan LEAF 100% elétrico e no Nissan Qashqai, o crossover mais vendido na Europa. O sistema é um componente fundamental da Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da empresa para transformar a forma como os automóveis são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade.

O robô Pitch-R oferece um sistema de visão de quatro câmaras, rastreio de localização via GPS e sistemas de prevenção de colisões. O Pitch-R consegue desenhar linhas brancas em relva, asfalto ou cascalho com tinta dissolúvel ecológica.

O Pitch-R é alimentado por um conjunto de baterias recarregáveis. Uma vez ativado, move-se autonomamente para analisar as imediações em tempo real e realizar uma análise com o intuito de encontrar um espaço adequado. Superfícies irregulares não representam um problema para o Pitch-R já que consegue contornar obstáculos.

O Pitch-R cria campos para equipas de cinco, sete ou 11 jogadores. O processo completo pode demorar menos de 20 minutos.

O resultado é um campo de futebol perfeito, segundo as normas profissionais, que seria aprovado numa inspeção da UEFA, por exemplo, para caso de o Liverpool F.C e o Real Madrid C.F quisessem repetir o jogo. É igualmente ideal para amadores desejosos por demostrarem as suas habilidades no fim-de-semana ou após o trabalho.

A Nissan criou o Pitch-R para interagir com os fãs do futebol. Trata-se do primeiro de uma série de protótipos avançados que estão a ser desenvolvidos utilizando tecnologias de Mobilidade Inteligente da Nissan. Podem aguardar-se mais desenvolvimentos durante a próxima época da competição da Liga dos Campeões da UEFA.

“A Liga dos Campeões da UEFA conta com os melhores futebolistas do mundo,” afirmou Roel De Vries, Vice-Presidente Executivo para Marketing e Estratégia de Marca da Nissan. “Mas todas essas estrelas começaram como todos os miúdos, utilizando camisolas como postes de baliza e giz para desenhar linhas onde quer que conseguissem encontrar espaço livre para jogar o desporto que adoram”.

Jean-Pierre Diernaz, Vice-presidente para o Marketing da Nissan Europa, acrescentou: “Esta é a paixão que motivou a nossa equipa de engenharia e design a criar o Pitch-R. Este robô introduz o melhor da tecnologia da Nissan numa inovação que pode beneficiar o futebol amador e entusiasmar e atrair jovens fãs”.