Lisboa antiga … de bicicleta

Muito se fala das sete colinas de Lisboa, dos desníveis da capital, e das dificuldades em nela pedalar. Mas como a tradição ‘já não é o que era’ foram muitos os que participaram na 26ª edição de Lisboa Antiga de Bicicleta, demonstrando que os desníveis da cidade de Lisboa podem ser bem superados devido aos tipos de bicicletas atualmente existentes.

José Morais

Este ano o evento denominado de, “Pelos Caminhos de Lisboa”, tinha uma particularidade, o de comemorar o primeiro “Dia Mundial da Bicicleta”. E assim foram cerca de 820 participantes que percorreram alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, percorrendo alguns sítios, onde apenas a pé ou de bicicleta se pode andar.

O evento organizado, mais uma vez, pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), com apoio da Camara de Lisboa, teve concentração pelas 8,30 na Praça do Comercio terminando no Cais do Sodré após um percurso de aproximadamente 30 quilómetros. Com o tempo a ajudar, foram percorridas zonas emblemáticas da capital tais como, Alfama, Miradouro das Portas do Sol, Largo da Anunciada, Bairro Alto, Calçada da Glória, entre outros.

No final do passeio, Rita Ferreira da direção da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta salientava: “Foi um belo passeio, eu própria que já fiz vários anos o mesmo, este foi sem dúvida talvez um dos melhores, é um dos passeios mais bonitos da Federação, existem pessoas que veem para subir as colinas dos elevadores, é um passeio para todos, vem famílias completas, crianças pela primeira vez que adoraram, existe sem dúvida lugar para todos.

 Existe paciência para estarmos todos juntos em festa para a utilização da bicicleta, nesta cidade linda, que cada vez está mais para a bicicleta, e é bom ver como as pessoas nos recebem, por esta Lisboa Antiga, e será para continuar por mais 26 anos.

Hoje também foi um dia especial, o Dia Mundial da Bicicleta declarada pela ONU, o que é importante, já que só pode ver-se muitas mais pessoas a andar de bicicleta na cidade”, terminando “Continuem a andar de bicicleta, não só ao fim-de-semana, mas no dia-a-dia, é um dos meios mais espetaculares que existe”.

Não podemos deixar de salientar o excelente trabalho feito pelos batedores e agentes de trânsito da Policia Municipal, que souberam proporcionar segurança a um longo pelotão constituído por uma larga faixa etária.

Artigo em parceria com a Revista Notícias do Pedal.