Afinal há hotéis que nos fazem sentir em casa

Depois de uma tarde a deambular pela Covilhã, chegamos aquele que foi o antigo e cinzento Hotel Turismo da Covilha, agora transformado no moderno e acolhedor Puralã – Wool Valley Hotel & Spa.

Aldrabiscas

Após ter sofrido uma remodelação quase total é atualmente uma das mais-valias da cidade, não só em termos de hotelaria, mas também de restauração. Preservando a identidade local e tendo a lã como fio condutor, tudo aqui nos remete para o modo de vida serrano. Relembrando que a Covilhã foi em tempos apelidada de “Manchester Portuguesa” nada foi deixado ao acaso. Com atenção podemos identificar um tear em movimento na bonita fachada do edifício. No interior as referências continuam. O xisto e a madeira são elementos importantes na decoração assim como a lã que podemos encontrar nas almofadas de malha que tornam os sofás e os cadeirões ainda mais confortáveis.

Peças feitas por artistas e artesãos da terra decoram diversos espaços, tal como o mural de Fátima Pereira Nina (artista da terra) executado com vários materiais da região e onde se pode ler: “Se os filhos de Adão pecaram, os da Covilhã sempre cardaram”.

O tributo continua, nos quartos, espaçosos e modernos onde se destacam as cabeceiras das camas, todas elas diferentes, mas todas elas decoradas com troncos em madeira que ‘espalham’ fios de lã sobre a cama.  Também as almofadas e as mantas que ornamentam as camas, são em lã, tricotadas á mão, que dão um ar acolhedor e íntimo ao quarto.

No PuraLã Wool Valley Hotel & SPA impera e a arte de bem receber, o profissionalismo e a informalidade. O típico hotel familiar, com espaços amplos, a convidar a longos serões, de convívio e partilha. As crianças, não foram esquecidas e para elas foram criados locais específicos, onde não faltam jogos, puzzles e tablets tão do agrado dos mais pequenos

O bar, onde os hóspedes podem aproveitar para petiscar, funciona também como zona de acolhimento permitindo descansar, comodamente, enquanto se espera pela mesa, para, pela mão do  chef Helder Bernardino, um beirão de gema, podermos degustar iguarias confecionadas com produtos da região como o “Angus de Idanha na tábua com batata rústica e salada de abacate, tomate e queijo de cabra curado” ou “Truta de manteigas com camarão, crocante de massa folhada, duo de legumes e gengibre rosa”. “Queijo de cabra gratinado com cantarelos em compota”, “Creme de castanhas e aipo com raviolis de trufa” e “shitake ou Pastel de molho da Covilhã com caldo aromático de rabo de boi e açafrão”, são algumas das entradas que compõem o menu à la carte.

Mas o Pura Lã dá-nos muitos mais motivos, para uma estadia mais prolongada. O Natura Clube & Spa com piscina interior e exterior, jacuzzi, sauna, haman, massagens e beleza, duche vichy, squash e ginásio, são outras atrações que este hotel tem para oferecer aos seus hóspedes.

E se as piscinas fazem as delícias de miúdos e graúdos em família, o spa oferece uma grande variedade de massagens que se podem fazer a dois, por exemplo num fim de semana romântico, como o Ritual da Lã, um tratamento exclusivo composto por uma massagem de corpo inteiro com aplicação, através da lã, de um óleo quente 100% biológico à base de azeite extra virgem da Beira Baixa.

Mas sendo a Covilhã a principal porta de entrada para a Serra da Estrela, o PuraLã Wool Valley Hotel & SPA, preparou quatro roteiros (Covilhã a Dois, Covilhã Selfie, Covilhã a Solo, e Covilhã em Família), com o objetivo de dar a conhecer os cantos e recantos desta região privilegiada e tão espetacular.

Mas como a Estrela, não é só neve, está na altura de aproveitar a Primavera e dar uma escapadinha, para conhecer o outro lado da Serra. Arrisquem. Com toda a certeza, não se vão arrepender.