Apurados os vencedores de concurso nacional de eficiência energética

Com uma campanha de sensibilização para um consumo mais eficiente de energia junto de turmas de alunos com necessidades educativas especiais (NEE), o clube Wattsen, constituído por alunos da Escola Secundária José Saramago, em Mafra, ganhou a Menção Honrosa no concurso Switch UP. Esta competição nacional foi realizada no âmbito do novo projeto educativo da Galp que lançou um desafio sobre educação para a eficiência energética nas escolas secundárias de todo o país.

Apurados os vencedores de concurso nacional de eficiência energética
® DR

Alunos da Escola Secundária José Saramago, em Mafra, aceitaram o desafio lançado pela Galp e desenvolveram um projeto, que consiste no desenvolvimento de uma campanha de sensibilização para um consumo eficiente de energia junto de turmas de alunos com necessidades educativas especiais (NEE).

Para este projeto, o clube Wattsen criou a mascote digital “Poupas”, promoveu atividades que chamam a atenção para a importância da reciclagem e desenvolveu vários materiais didáticos, como um puzzle, um livro de pinturas e um jogo da glória dinamizado com aplicações informáticas.

Os alunos também se empenharam na concretização de campanhas de sensibilização com turmas de todos os ciclos, nas quais introduziram o tema da eficiência energética às turmas com NEE, e realizaram uma palestra para divulgar o projeto aos alunos da APERCIM – Associação para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Mafra.

Pela realização deste projeto, a Galp e todos os membros do júri decidiram no momento da avaliação premiar os alunos do clube Wattsen com uma Menção Honrosa. O prémio será uma visita pedagógica e personalizada de barco pelo Sado com as Guardiãs do Mar da Ocean Alive.

Os outros vencedores do desafio Switch UP

Tendo como foco o estímulo do espírito empreendedor dos alunos do ensino secundário de todo o País na área de eficiência energética, as escolas foram desafiadas a participar no projeto educativo mais recente da Galp – o Switch UP.

De acordo com o júri, que avaliou e selecionou os vencedores da primeira edição do Switch UP, o melhor dos melhores trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto nacional foi realizado pelo clube Robotese, da Escola Básica e Secundária de Ermesinde, que consiste na construção e instalação de um protótipo para cortar a corrente elétrica nas salas de informática, fora das horas de funcionamento e interrupções letivas, de forma autónoma, evitando, desta forma, desperdícios de energia. Para além deste dispositivo, o clube também se empenhou na criação de uma aplicação para telemóvel (ainda em desenvolvimento), que permite o controlo remoto do protótipo para cortar a corrente elétrica.

Por todas estas características e potencialidades, e por se apresentar como projeto imediato e de baixo custo na sua realização o clube Robotese foi o vencedor do primeiro prémio Switch UP – uma viagem de sete dias a Silicon Valley, EUA, com tudo incluído, onde os alunos e o mentor do seu projeto terão a oportunidade única de visitar algumas das mais importantes empresas tecnológicas do mundo.

Foram ainda atribuídos prémios aos melhores trabalhos desenvolvidos pelos vários clubes nas categorias: “Atividade mais inovadora”, “Atividade com melhor uso da tecnologia”, “Atividade com maior número de pessoas envolvidas”, “Melhor Mostra” e “Atividade melhor comunicada”.

Na categoria “Atividade mais inovadora”, venceu o clube Solicair, do INETE – Instituto de Educação Técnica, em Lisboa, com um protótipo de carro eléctrico com sistema híbrido de carregamento a energia solar e eólica.

Na categoria “Atividade com melhor uso da tecnologia”, destacou-se o clube Renewable Minds, também do INETE – Instituto de Educação Técnica, em Lisboa, com um protótipo de turbina eólica aplicável em ambientes urbanos (por exemplo, nas paredes dos prédios).

Na categoria “Atividade com o maior número de pessoas envolvidas”, venceu o clube Os Volts, do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, com uma campanha de comunicação e de sensibilização da comunidade escolar para a eficiência energética.

Na categoria “Atividade melhor comunicada”, venceu o clube Light Savers, da Escola Secundária de Estarreja, com um projeto de energia eólica para iluminação da escola e uma campanha de sensibilização junto da comunidade escolar para um consumo eficiente de energia.

Aos clubes vencedores destas quatro categorias foi atribuído, como prémio, a participação no Web Summit 2018, em Lisboa, com bilhetes, viagem e estadia incluídos.

A “Melhor Mostra” foi apresentada em palco pelo clube Ecochange, da Escola Secundária de Alcanena, com uma peça de teatro sobre eficiência energética, e, como prémio, os alunos ganharam bilhetes para a Maker Fair 2018, em Santiago de Compostela.

O Projeto Switch UP

Implementado em todo o país nas instituições de Ensino Secundário – públicas e privadas, incluindo escolas profissionais – este novo projeto educativo permitiu aos estudantes, com mais de 15 anos, responderem e participarem, pela primeira vez, nos desafios sobre eficiência energética lançados pela Galp.

Para esta faixa etária de alunos, a Galp considera importante potenciar o espírito empreendedor, a colaboração e o trabalho de equipa para o desenvolvimento de projetos na área da eficiência energética.

Sob a forma de concurso, este projeto promove a constituição de clubes nas escolas para o desenvolvimento de projetos, discussão de ideias, envolvimento da comunidade e partilha de atividades relacionadas com a eficiência energética. As 200 primeiras escolas a inscreverem-se tiveram a oportunidade de ser premiadas com uma visita Switch UP, que consistiu numa ação formativa de apoio ao desenvolvimento dos projetos.

O projeto Switch UP é uma medida financiada pela ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de energia elétrica, e, com ele, a Galp reforça o seu compromisso com um futuro energético mais sustentável junto dos estudantes que frequentam a escolaridade obrigatória, incorporando esta missão na sua estratégia.