Gilberto Gil apresenta “Refavela 40” este sábado pelas 22h nos Jardins da Torre de Belém – entrada livre

Gilberto Gil regressa a Portugal este sábado, para um concerto único, inserido na digressão europeia de “Refavela 40”, que celebra sons do samba, reggae, blocos afro da Bahia e funk americano. O espectáculo que marca o encerramento das Festas de Lisboa 2018, organizadas pela Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC, decorre nos Jardins da Torre de Belém, pelas 22h, com entrada livre.

Gilberto Gil apresenta “Refavela 40” nos Jardins da Torre de Belém - entrada livre
Gilberto Gil apresenta “Refavela 40” - ® DR

 

Gilberto Gil (voz e guitarra) será acompanhado pela cantora cabo-verdiana Mayra Andrade, a italiana Chiara Civello (piano e voz), Bem Gil (voz e guitarra), Mestrinho (voz e acordeão), Domenico Lancellotti (bateria, percussão e MPC), Bruno Di Lullo (baixo), Thomas Harres (bateria e percussão), Thiagô Queiroz(saxofone e flauta), Mateus Aleluia Filho (trompete e flugelhorn), Nara Gil e Ana Lomelino (coro).

Em 1977, Gilberto Gil fez a sua primeira viagem a África. Após participar no Festac, em Lagos, na Nigéria, gravou “Refavela”. O disco tornou-se um clássico na sua carreira. Ritmos e temas revelados durante a sua experiência africana foram instantaneamente absorvidos pelo artista e serviram de base para a criação, não só de “Refavela”, como de muitos trabalhos posteriores.

Em 2017, a comemorar 40 anos de edição, o seu filho, músico e produtor, Bem Gil, criou o espectáculo “Refavela 40”, convidando amigos e parceiros musicais – que, assim como ele, também foram influenciados por este trabalho – recriando o universo artístico do disco. Um espectáculo colectivo, em que o álbum é interpretado na íntegra, acrescentando ainda ao alinhamento canções com afinidade ao universo de “Refavela” como “Two Naira Fifty Kobo”, composta e gravada por Caetano Veloso (na viagem de 1977 à Nigéria com Gil), e “Exodus”, de Bob Marley, editada também em 1977.