Volvo e Luminar exibem em Los Angeles a mais recente evolução tecnológica para a condução autónoma

A Volvo Cars e a Luminar estão a exibir, no Salão Automóvel de Los Angeles (Automobility LA), os seus mais recentes avanços tecnológicos em matéria de condução autónoma.

Volvo
Volvo e Luminar exibem em Los Angeles a mais recente evolução tecnológica para a condução autónoma - ®DR

 

A marca sueca e esta start-up especializada no desenvolvimento de sensores para automóveis autónomos, revelam os sensores LiDAR e as capacidades de percepção mais avançadas da indústria.

O desenvolvimento em curso da tecnologia LiDAR, que utiliza a emissão de impulsos de luz para detectar objectos, é um elemento crucial no desenvolvimento de automóveis com condução autónoma mais seguros. Os automóveis equipados com esta tecnologia conseguem circular, de uma forma segura e mais rápida, em ambientes de elevada complexidade rodoviária, pois possuem melhores capacidades de percepção a longo alcance.

A tecnologia LiDAR poderá ajudar a concretizar a visão da Volvo Cars para a condução autónoma. O seu desenvolvimento e a melhoria das capacidades de percepção são alguns dos muitos caminhos que a Volvo Cars e os seus parceiros estão a seguir com vista à intodução de veículos totalmente autónomos.

Estas novas capacidades perceptivas tornam possível detectar as formas humanas com um nível de detalhe superior e que não é possível para os sensores atuais. Adicionalmente, esta nova tecnolgia permite ainda detetar objetos a uma distância até 250 metros, um alcance bastante superior ao da tecnologia LiDAR atual.

Segundo Henrik Green, Senior Vice President de Research and Development “A tecnologia de condução autónoma irá elevar a segurança automóvel a outro nível. Este princípio é a razão pela qual a Volvo Cars deseja ser líder neste capítulo. Em última análise, a tecnologia irá criar vantagens para os nossos clientes e para a sociedade como um todo. A Luminar partilha desta nossa visão e de tentar tornar reais estes beneficios. Esta nova tecnologia de perceção representa um passo importante nesse processo.”

A Volvo Cars está fortemente empenhada no estabelecimento de parcerias estratégicas que acelerem a introdução de novas tecnologias no âmbito da disrupção atualmente existente na indústria automóvel.

No início deste ano, a Volvo Cars adquiriu, através do Volvo Cars Tech Fund, uma parte da Luminar naquele que constituiu o primeiro investimento deste fundo destinado a investir nas tendências tecnológicas estratégicas que estão atualmente a transformar a indústria automóvel.