Dias de Thomar são de festa para todos os gostos

Balizados por duas das datas mais marcantes da História local (a elevação a cidade em 13 de Fevereiro de 1844 e a fundação do castelo em 1 de Março de 1160), decorrem a partir da próxima quarta-feira os Dias de Thomar.

Tomar
Dias de Thomar - ®DR

 

O dia de abertura será marcado pela exposição pública, na Biblioteca Municipal, da carta original de D. Maria II que promulgava o título de cidade, a par de uma recriação da rainha em estátua viva.

Também na quarta, dia 13, pelas 18 horas, será feita a apresentação pública do projeto para o Complexo Cultural da Levada, a ter lugar no Moinho da Ordem.

A partir de sexta-feira, dia 15, a cultura passa a ser igualmente gastronómica convidando a fruir a cidade (e não só) em boa companhia na rota das tapas Tomar à Prova, iniciativa que se prolonga até dia 24, em 16 cafés, restaurantes e afins onde é possível provar bons petiscos acompanhados de vinho local ou “Mouchão” por apenas 3 euros.

Na sexta-feira, dia 22, pelas 17 horas, de novo no Moinho da Ordem, a Escola Secundária Jácome Ratton apresenta os livros “Lenda de Santa Iria” (versão para adultos e para crianças) com ilustrações dos seus alunos de Artes.

Nesse mesmo dia, pelas 21h30, Nuno Ricky atua no Cine-Teatro Paraíso trazendo Nucha como convidada.

No sábado, 23, às 10h30, o Mercado Municipal acolhe a apresentação da edição atualizada da Carta de Vinhos de Tomar, iniciativa do Município e dos produtores locais. À tarde, entre as 14 e as 19 horas, decorre o Dia de Portas Abertas com visitas guiadas às diversas adegas do concelho.

Ainda nesse dia, pelas 15 horas, abre ao público na Casa Manuel Guimarães (onde ficará até 31 de Março) a exposição “Fátima, Fado, Futebol e… Facebook” do fotojornalista Arlindo Homem.

Na quinta-feira, dia 28 de Fevereiro, a tenda do Mercado recebe um concerto de Toy e FH5, a partir das 21h30.

1 de Março é o dia de Tomar, que começará com as habituais cerimónias de hastear da bandeira e deposição de coroa de flores na estátua de Gualdim Pais, a partir das 10 horas, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal que incluirá homenagens a pessoas e entidades tomarenses, bem como a funcionários da autarquia.

Assinalando o ano de Tabuleiros, uma estátua viva alusiva à Festa estará na Praça da República entre as 11 e as 13 horas e na Corredoura entre as 15 e as 17. Às 15 inaugura igualmente, no Complexo Cultural da Levada, e exposição coletiva “13 Luas”. Uma hora depois, decorrerão no quartel as comemorações do aniversário dos Bombeiros Municipais de Tomar.

Devido a problemas técnicos da empresa onde está a ser impresso, foi adiado o lançamento do livro de fotografia “Tomar”, que chegou a estar agendado para este dia.

A noite terá ainda música para gostos diversos. No Cine-Teatro, às 21h30, concerto pela Orquestra Sinfónica de Thomar. E na tenda do Mercado, a partir das 22h30, os dj sets de Fernando Alvim e Pão de Ló.

Finalmente, domingo dia 3, a partir das 9h30, os Dias de Thomar encerram com a prova rainha do atletismo no concelho, as Três Léguas do Nabão.