É do Porto a 1.ª equipa nacional nas finais da competição mundial de programação informática

A cidade do Porto é duplamente capital mundial da programação informática durante esta semana: a competição que reúne os melhores programadores de todo o mundo está a decorrer na cidade e os melhores portugueses são do Porto.

Porto
1.ª equipa nacional nas finais da competição mundial de programação informática - ®DR

 

As finais do ICPC – International Collegiate Programming Contest, que estão a decorrer ao longo desta semana na Alfândega do Porto, põem em disputa o título de campeão mundial pelos 1 500 melhores estudantes universitários de informática do mundo. Entre eles, está pela primeira vez uma equipa portuguesa que, além disso, representa a cidade do Porto pois é da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Constituída pelos alunos Gonçalo Paredes, Ricardo Pereira e Alberto Pacheco e treinada pelo Prof. Pedro Ribeiro, do Departamento de Ciência de Computadores – DCC, a equipa conquistou o direito a competir nestas finais mundiais quando arrebatou a medalha de bronzenum importante concurso de programação, em Paris.

Organizada pela Universidade do Porto com o apoio do Município, esta fase do ICPCresulta do apuramento obtido em mais de 400 eliminatórias realizadas por todo mundo, que contaram com a participação de 50 000 estudantes de informática em representação de mais de 3 000 universidades de 111 países.

Os finalistas tentam no Porto resolver cerca de uma dezena de problemas de programação baseados em cenários da vida real, com um único computador e um tempo-limite para a sua resolução. A equipa que resolver o maior número de problemas no menor número de tentativas e no menor tempo cumulativo será declarada campeã do mundo.

Com quase 50 anos de existência, o ICPC é a maior, mais antiga e mais prestigiada competição de programação informática do mundo, estando as finais a decorrer incluídas na Semana Start & Scale 2019, uma iniciativa da Câmara do Porto que contempla uma série de atividades, desafios e conferências.

 

 

 

Fonte: CMP