Pestana Churchill Bay homenageia Winston Churchill em festa de inauguração

A pitoresca baía de Câmara de Lobos foi ontem o cenário da festa de inauguração do Pestana Churchill Bay, a primeira Pousada do Pestana Hotel Group na ilha da Madeira, que homenageia o político britânico Winston Churchill.

Pestana Churchill Bay
Pestana Churchill Bay homenageia Winston Churchill em festa de inauguração - ®DR

 

No discurso inaugural, Paulo Prada, admistrador do Pestana Hotel Group (PHG), salientou que o grupo hoteleiro “apaixonou-se por este local e a sua história e, entusiasmado com o decorrer do projeto – que desde logo quis associar a Sir Winston Churchill – decidiu elevar a fasquia e atribuir-lhe a chancela das Pousadas de Portugal”. O responsável destacou que este é o 16º hotel do PHG na Madeira – e o 99º do portefólio -, que assim soma um total de 2.557 quartos, “aproximadamente 18% dos quartos em unidades hoteleiras na Região Autónoma da Madeira”.

Na cerimónia de inauguração encontravam-se a bisneta do estadista, Jennie Churchill, e a mãe desta, Minnie Churchill. Ao ver descerrada uma estátua em bronze do seu antepassado, Jennie Churchill afirmou sentir-se “honrada com esta distinção a uma figura incontornável da História do século XX, num local que sempre lhe foi muito querido”.

Pestana Churchill Bay
Pestana Churchill Bay homenageia Winston Churchill – ®DR

Localizada junto à receção da nova Pousada de Portugal, a estátua tem autoria do artista plástico madeirense Martim Velosa e reproduz o momento histórico, em 1950, em que Winston Churchill, sentado numa cadeira de vime, pinta a baía de Câmara de Lobos. Ao seu lado, existe uma outra cadeira que convida, quem por lá passa, a registar o momento em fotografia.

Foi o que aconteceu com os vários convidados do evento que tiveram ainda a oportunidade de assistir a momentos de animação de rua, pela equipa do Casino da Madeira, com atores vestidos como nos anos 50 e uma encenação do momento em que Winston Churchill pintou a baía. Uma réplica do carro usado na época conduziu-o depois até ao Pestana Churchill Bay, numa curta viagem assinalada por animadores com andas, mimos e efeitos de fogo.

Junto à nova Pousada, a animação circense continuou em direção ao rooftop, onde foram interpretados os temas “Bring Him Home”, “I Could Have Danced” e “Master of the House”. Seguiu-se um espetáculo de tenores na baía e um deslumbrante fogo de artíficio que culminou a cerimónia.

O Pestana Churchill Bay tem 57 quartos com amplas varandas sobre a baía, localizados na primeira linha de água e divididos por dois edifícios, enquadrados na arquitetura local e na paleta de cores da paisagem que contrasta entre os tons neutros das casas típicas, os verdes das bananeiras plantadas pela encosta e o azul profundo do oceano Atlântico.

A unidade disponibiliza um bar – Dock Bar – que serve, durante todo o dia, petiscos com sabores regionais, bebidas quentes e frescas e as afamadas poncha e niquita – bebidas típicas da baía piscatória. A tradição de Câmara de Lobos é ainda servida à mesa no restaurante Pier One que tem como especialidade o peixe fresco servido na grelha e a personalização dos pedidos das massas, risottos e saladas. Privilegiando os produtos locais, o Pier One apresenta um menu a la carte aos Almoços e Jantares e recebe, todos os dias, hóspedes e clientes. O restaurante do Pestana Churchill Bay está situado no terraço da Pousada e tem um acesso direto ao exterior e uma vista privilegiada sobre a baía. Também no terraço, apenas em exclusivo para os hóspedes, há uma piscina panorâmica aquecida, sauna, ginásio e serviço de massagens do portefólio Magic SPA.

As reservas estão disponíveis desde 99,00 EUROS em Quarto Duplo com pequeno-almoço incluído.

Nesta ocasião foi ainda anunciado um novo hotel do grupo, em Câmara de Lobos.