Charutos de Ovos de Arcos de Valdevez na semifinal das 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Charutos de ovos dos Arcos venceram, no concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, do distrito de Viana do Castelo, tendo ficado apurados para a semifinal que terá lugar no dia 24 de Agosto em Arcos de Valdevez.

Arcos de Valdevez
Charutos de ovos dos Arcos - ®DR

 

Este doce de origem conventual faz as delícias de quem o degusta e constitui um dos ex-líbris da doçaria arcuense, usado sobretudo na época da Páscoa e Natal. É feito com massa de hóstia, que envolve um recheio de gemas de ovo e açúcar, sendo um produto excecional e de forte identidade desta região do país.

A receita original, que permanece como a mais famosa, foi registada em 1963, como os Charutos dos Arcos da Doçaria Central, realizados com ingredientes 100% naturais e de produção caseira. Pensa-se que a fundadora deste estabelecimento terá aprendido num convento a fazer os doces pelos quais a casa é ainda hoje conhecida.

Arcos de Valdevez
Charutos de ovos dos Arcos – ®DR

O Município do Arcos agradecendo a todos os que tornaram possível este apuramento e apelando para que todos se mantenham unidos e continuem a apoiar esta candidatura. Depois de Sistelo, é agora possível Arcos de Valdevez ser reconhecido com mais uma “maravilha”.