Reviver a tradição das vindimas na Rota dos Vinhos do Dão

A região do Dão tem programas especiais para que todos aqueles, curiosos ou não, possam viver de forma intensa a época mais especial do ano para o mundo vínico.

Rota dos Vinhos do Dão
Reviver a tradição das vindimas na Rota dos Vinhos do Dão - ®DR

 

Cinco produtores da região da Rota dos Vinhos do Dão prepararam programas especiais que certamente não vai querer perder.

A azáfama na Quinta da Teixuga (do produtor Caminhos Cruzados) começa no dia 11 de setembro. Sob o mote “Até ao lavar dos cestos é vindima”, o programa consiste em participar na vindima de tesoura nas mãos, passear pela quinta, conhecer as diferentes castas e o processo de vinificação. Nada melhor que para repor as energias tenha direito a um almoço típico, harmonizado com vinhos da gama Titular. O programa, que estará em vigor entre o dia 11 de setembro e o dia 23 de outubro, tem o custo de 55 euros por pessoa, quem desejar também pode adicionar o piquenique aos planos (25 euros por pessoa).

Já a Quinta da Espinhosa tem à disposição dois pacotes para a última quinzena de setembro: “Vindima com Amigos” (10 euros por pessoa), que inclui pequeno-almoço na quinta, vindimas e acompanhamento na adega e prova de dois vinhos; ou “Vindimas na Vila” (25 euros por pessoa com possibilidade de alojamento por mais 17,50 euros por pessoa) que inclui pequeno-almoço na quinta, vindimas e acompanhamento na adega, almoço na sala de provas (com a inclusão da prova de três vinhos) e para terminar o dia em beleza haverá ainda um lanche junto à piscina.

Uma vindima no “berço” dos vinhos Chão da Quinta, entre 16 e 23 de setembro é a proposta da Quinta de São Francisco. No programa – que tem o custo de 30 euros por adulto e 15 euros por criança (dos 6 aos 14 anos) – está previsto a apanha da uva, acompanhamento da uva à adega, processo de seleção das uvas na mesa de escolha e a sua transformação subsequente. A experiência termina com um almoço ou piquenique com prova de vinhos Chão da Quinta.

Pode escolher entre três opções na Quinta dos Monteirinhos. A Vindima do Espumante realiza-se a 31 de agosto, quando a vindima se prolonga durante todo o dia com pausas para merenda e almoço. Para o dia 28 de setembro, durante a tarde, está planeada a Vindima do Encruzado e inclui vindimas e jantar vínico com animação. Por fim, pode ainda participar na Vindima do Touriga Nacional no dia 5 de outubro, além da vindima estão incluídos uma merenda e um almoço. Estes pacotes da Quinta dos Monteirinhos têm o custo de 25 euros por adulto e as crianças (dos 7 aos 12 anos) pagam 10 euros. Para quem quiser usufruir de qualquer destas experiências em família está disponível o pack família (dois adultos e duas crianças) pelo valor de 60 euros.

A Soito Wines, promete, de 21 de setembro a 5 de outubro, contagiar todos com o espírito das vindimas. Para partilhar esta experiência, o produtor do Dão organiza duas opções: o Programa Normal (15 euros por pessoa) inclui a participação em todo o processo – desde a apanha da uva até à vinificação – e uma prova de vinhos acompanhada de degustação de produtos regionais; ou o Programa Kit de Vindima (30 euros por pessoa) além de toda a experiência este pacote inclui um kit de vindima – tesoura, t-shirt, chapéu de palha, luvas, uma garrafa de água e material de merchandising alusivo à Soito Wines.

Está capaz de viver esta experiência? Se estiver indeciso e pretender mais informações poderá contactar a Rota dos Vinhos do Dão através do: 232410060 ou [email protected]. Depois é só arregaçar as mangas e meter as mãos nas vinhas.